quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dra estou com a SINUSITE ATACADA, o que fazer?

Muitos pacientes vêm ao meu consultório com a queixa : dra estou com a " sinusite atacada"!
Para esclarecer dúvidas e ajudá-los a entender o correto tratamento sobre esse mal, a tal sinusite, escrevo neste post.

Afinal, o que é a sinusite?

A sinusite, ou melhor rinossinusite, é a inflamação da mucosa nasal e paranasal. Causada por vírus, bactérias ou fungos.
Os seios paranasais são espaços cheios de ar no crânio (atrás da testa, do osso nasal, das bochechas e dos olhos) que são revestidos de membranas mucosas. Normalmente, o muco consegue ser drenado e o ar pode circular.
Quando as aberturas dos seios nasais se bloqueiam ou há muito acúmulo de muco, as bactérias e outros germes podem crescer com mais facilidade.


Por que tenho sinusite toda vez que fico resfriado?

O que ocorre em maior frequencia é um quadro de resfriado se arrastar por longo período, mais de 10 dias , facilitando a infecção bacteriana nos seios paranasais e proprorcionando o acúmulo de muco, como toda a mucosa está inflamada este muco não consegue ser drenado.

Se isso ocorre com frequencia , mais de 4x ao ano ou 3x em 6 meses, você deve investigar fatores que podem proprocionar esta infecção, como alterações anatômicas, entre elas desvio de septo nasal, doenças como pólipos nasais, alterações da imunidade e outros


O importante é procurar um especialista e investigar.

Os sintomas incluem:
  • Mau hálito ou perda do olfato
  • Tosse, muitas vezes pior durante a noite
  • Fadiga e mal-estar generalizado
  • Febre
  • Dor de cabeça – dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial
  • Congestão nasal e secreção
  • Dor de garganta e gotejamento pós-nasal

 
Os sintomas da sinusite crônica são os mesmos que os da sinusite aguda, mas tendem a ser mais suaves e duram mais de 12 semanas.

Nas crianças os sintomas diferem um pouco:
Doenças respiratórias que vêm melhorando e começam a piorar , febre, secreção nasal mais escura, por pelo menos 3 dias , secreção nasal, com ou sem tosse, presente por mais de 10 dias e que não melhora. O mais comum são tosses que pioram durante a noite, quando a criança deita.

Mas afinal tem cura ou não?

Rinossinusite tem cura sim, e este deve ser dirigido de acordo com a causa da doença.

1- o que você pode fazer:
  • Beba muito líquido para diluir o muco
  • Inale vapor de 2 a 4 vezes por dia (por exemplo, sentado no banheiro com o chuveiro ligado)
  • Use spray com solução salina no nariz várias vezes ao dia , ou seja lavar o nariz com soro fisiológico deve ter a mesma rotina de escovar os dentes, deve ser feito TODOS os dias.
  • Use um umidificador
O vasoconstrictor em spray ( aquele que desentope o nariz rapidamente) deve ser usado por no máximo 5 dias, além disso pode trazer maleficios para mucosa nasal, perdendendo seu efeito em longo prazo ou causar perfuração de septo nasal, arritimias cardíacas também podem ocorrer.
  • Evite viajar de avião se estiver congestionado
  • Evite temperaturas extremas, mudanças bruscas de temperatura e curvatura para frente com a cabeça baixa
  • Experimente tomar dipirona, paracetamol ou ibuprofeno
2- Medicamentos e outros tratamentos:

Em geral, não são necessários antibióticos para a sinusite aguda. A maior parte dessas infecções desaparece sozinha. Mesmo quando os antibióticos ajudam, eles podem simplesmente reduzir um pouco o tempo em que você ou seu filho fica doente.
O antibióticos devem ser receitados pelo seu médico.
 Os sprays nasais com corticoides e anti-histamínicos podem ser usados para diminuir o inchaço, principalmente se existirem pólipos nasais ou alergias.

É necessário cirurgia?

Uma cirurgia para limpar e drenar os seios nasais pode ser necessária, principalmente em pacientes cujos sintomas persistam depois de 3 meses apesar do tratamento médico ou em pacientes que tenham mais de dois ou três episódios de sinusite aguda por ano. Um otorrinolaringologista pode realizar essa cirurgia.
A maioria das infecções fúngicas nos seios nasais requer cirurgia. A correção cirúrgica do desvio de septo ou de pólipos nasais pode prevenir a reincidência da doença.

Procure o seu médico nas seguintes situações:
  • Os sintomas persistirem  ou piorarem mesmo após tratamento com antibióticos por 24-48h;
  • Tiver uma dor de cabeça severa  que não pode ser aliviada com analgésicos de venda livre;
  • Tiver alterações na visão durante uma infecção dos seios nasais ou vomitos importantes.
Uma secreção nasal verde ou amarela não necessariamente indica uma infecção nos seios nem necessita de antibióticos.

Como prevenir?

Coma muitas frutas e vegetais, que são ricos em vitaminas e antioxidantes e outros químicos que podem estimular seu sistema imunológico e ajudar seu corpo a resistir à infecção ;
Tome a vacina contra a gripe todos os anos;
Reduza o estresse;
Lave suas mãos frequentemente, especialmente depois de apertar a mão de outras pessoas;
Evite fumaça e poluição;
Beba muito líquido para aumentar a hidratação do corpo;
Trate as alergias rápida e adequadamente;
Use um umidificador para aumentar a hidratação do nariz e dos seios nasais .
Lave o nariz com soro fisiologico abundantemente

143 comentários:

  1. Olá Dra. Ângela, estou sempre acompanhando o seu post.
    Nese blog podemos extrair informações sérias e corriqueiras sobre a nossa saúde.

    Não vou mais precisar ir no médico!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Átila fico feliz em saber que posso ajudar com estes posts.
    Conscientização da própria saúde é muito importante, porém nunca deixe de ir ao médico para uma consulta casa sinta necessário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia doutora... Estou com a garganta doendo a dias, tossino bastante e o nariz entupe rapidamente, durante a noite tudo isso ataca de um jeito, e tbm sinto dores de cabeça, sinto meu rosto pesado as vezes!. Isso pode ser sinusite!?. E tbm tem um detalhe so durmo com o ventilador no meu rosto, faça chuva ou faça sol não consigo dormir sem o ventilador do meu lado!. Isso pode está me prejudicando tbm!?. Sei que é loucura mais só durmo assim.... Agradeço desde já e espero uma resposta!.

      Excluir
    2. Bom dia doutora... Estou com a garganta doendo a dias, tossino bastante e o nariz entupe rapidamente, durante a noite tudo isso ataca de um jeito, e tbm sinto dores de cabeça, sinto meu rosto pesado as vezes!. Isso pode ser sinusite!?. E tbm tem um detalhe so durmo com o ventilador no meu rosto, faça chuva ou faça sol não consigo dormir sem o ventilador do meu lado!. Isso pode está me prejudicando tbm!?. Sei que é loucura mais só durmo assim.... Agradeço desde já e espero uma resposta!.

      Excluir
  3. Dra. Ângela, td bem?
    Tenho 30 anos e faço tratamento para Rinite Alérgica. Na verdade, em relação à rinite, não sinto mais os sintomas das alergias. Neste aspecto, o tratamento com os medicamentos Fluimare, Busonid e vacinas, teve um resultado fantástico, 100%. Desde que iniciei o tratamento e foi diagnosticado a Rinite alérgica, não sinusite, através de exames com o otorrrino e tomografia computadorizada tenho exalado um cheiro ruim no nariz. Meu otorrino afirma que não tenho sinusite e esse cheiro trata-se de bactérias internas. Em contato com o vento, às vezes, sinto um cheiro estranho. Mas as pessoas ao redor sentem. Meu médico receitou o antibiótico levofloxacina 500 mg, durante 10 dias. Depois desse período, voltei ne comuniquei q o cheiro continuava. Então, foi receitado o mesmo medicamento por 20 dias. Depois dos 20 dias, tenho percebido uma melhora, mas o cheiro ainda persiste. Sabendo que Rinite alérgica não tem odor nasal, gostaria de saber se esse mal cheiro é esperado em alguns casos, ou muito raro? Só antibiótico resolve? A Senhora poderia me oferecer alguma perspectiva sobre, no meu caso, se tratar de outro diagnótico, outra doença, para que eu conversase com meu otorrino? Nestes casos, o tratamento demora mesmo? E finalmente, como me curar definitivamente desse cheiro? (Cuido muito do meu nariz, sigo o tratamento corretamente, faço limpeza diária). Por favor, gostaria de alguns conselhos ou informações que me ajudassem! Muito Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O mau cheiro pode ser objetivo quando outras pessoas sentem tambem ou somente subjetivo quando voce e mais ninguem percebem o odor ruim.
      Alguns casos de rinite podem causar esse odor ruim como a rinite atrófica , nesse caso voce deve retirar qualquer crosta que estiver no região nasal ou rinofaringe , observado somente com a nasoendoscopia flexível. Na rinite atrófica ozenosa o cheiro é muito ruim e realmente pode haver colonização de bacterias e fungos em crostas nasais, devendo estar ser retiradas periodicamente, associada a lavagem nasal constante.
      Há tambem outros casos de mal cheiro nas narinas como sinusites, corpos estranhos, neoplasias e granulomas, não parecendo ser o seu caso. Acredito que voce possa continuar a investigação do seu caso com seu médico de confiança para o tratamento mais adequado, Um abraço.

      Excluir
    2. doutora tenho o mesmo sintotoma q ela fui ao consultorio com sintoma dum cheiro ruuim q eu estava sentindo eo pessoal do meu trabalho tambem ate os familiares a medica clinica geral sentiu o cheiro e pediu para fazer umraio x entao disse q eu teria q fechar um orifcio interno do nariz atraves de uma cirurgia e me encaminhou para o otorrino so q o otorrino disse q eu nao tenho nada passei vergonha no serviço nao saio mais e alem do cheiro agora meus olhos arem por causa do cheiro o q eu faço.
      Preciso de ajuda isso transformou minha vida desde de entao vivo pra cuidar desse problema , me ajuda.

      Excluir
    3. Irmão passei por isso a mesma coisinha que você passou ai e resolvi lavando meu nariz com um lavador vou deixar aqui para você.
      LAVADOR: http://narin.com.br/
      tem um video explicando não sei se vai vê mas espero lhe ajudar por que passar por isso é orrivel, Deus nos abençoe.

      Excluir
    4. Oie Leanderson....vc tem rinite alergica ..polipos nasais e desvio de septo..quanto tempo vc usou narim....e quando ficou livre do mal cheiro.

      Excluir
    5. Oie Leanderson....vc tem rinite alergica ..polipos nasais e desvio de septo..quanto tempo vc usou narim....e quando ficou livre do mal cheiro.

      Excluir
  4. Dra. Ângela, td bem?

    Tenho o mesmo problema da pessoa acima.Tenho rinite alergica com hipertrofia dos cornetos.

    Sei que um dos sintomas da hipertrofia dos cornetos é a Retenção de secreções nasais.

    Essas secreções podem causar o mau cheiro nasal?
    O mau cheiro pode persistir mesmo fazendo lavagens nasais?
    É verdade que a rinite alérgica não causa o mau cheiro nasal?

    Gostaria muito que a Dra tirasse essas minhas dúvidas porfavor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente secreções nasais podem causar mal cheiro, principalmente se ficarem muito tempo na região das cavidades nasais, ou fossas nasais, por isso é imprescindível que as lavagens nasais sejam feitas diariamente. Não é comum as rinites alergicas terem odor ruim. Caso o mal cheiro persista procure um médico otorrinolaringologista para analisar seu caso caso com mais cuidado, solicitando exames complementares se houver necessidade, como nasolaringoscopia ou tomografia computadorizada. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá bom dia!Dra Ângela meu nome é JOELMA tenho 30 anos eu sofro muito com a minha sinusite fico enjoada a testa dói muito fico com os ouvidos entupidos isso é normal é sintomas da sinusite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma existem outros sintomas associados para se dar um diagnóstico de sinusite, o ideal é que vc procure um profissional otorrinolaringologista que fará perguntas específicas e um axame físico completo, para dar a vc um diagnóstico correto e ajudá-la adequadamente.
      um abraço
      Dra Angela Rubia

      Excluir
  6. Dra Ângela estava com gripe, mas o meu nariz continuou entupido, quando fui suar o nariz, entupiu os meus ouvidos, senti uma tontura horrível, uma vontade de desmaiar, e uma dor de cabeça na região da testa.... gostaria de saber se estes sintomas e de sinusite??


    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sintomas indicam estado inflamatório da região da via respiratória alta. Rinossinusite que pode ter causa viral. Um abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde Dra.
    Por favor me ajude!
    Depois de ser socorrida na sexta-feira (14/12) por causa de uma forte dor de cabeça (que vem sendo persistente desde o começo do mês de dezembro), fizeram uma tomografia, onde detectaram a sinusite. A médica da emergência que me atendeu, me mandou tomar claritromicina e nimesulida por 10 dias, porém, tenho me sentido muito mal mesmo com a medicação, a cabeça roda, a pressão cai, e tem hora que parece que perco todos os sentidos. Ontem tive que tomar ibuprofeno para controlar um pouco a dor.
    No sábado pela manhã fui parar no PS novamente, me deram duas doses de tramal. Fiquei dopada.
    Dra. será que é a medicação que esta me fazendo mal? É bom suspender? Talvez a nimesulida?
    Já fui encaminhada para passar em consulta com otorrino, mas hospital público, só tem vaga para fevereiro.
    Por favor me ajude!!!
    Muito obrigada Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, a medicação adequada realmente só pode ser analisada após uma consulta médica adequada. O que também recomendo é frente ao diagnóstico de sinusite bacteriana, após 3 dias de antibiótico oral deve haver melhora dos sintomas, caso contrário é recomendado trocar a medicação. Mas como disse, essa medicação somente pode ser prescrita após uma adequada anamnese e exame físico. Procure um otorrinolaringologista de sua confiança. Um grande abraço.

      Excluir
  8. olá,quando como certos tipos de alimentos sai um cheiro ruim do nariz,parece bafo de cachorro novinho. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido, isso só pode ser ranho FIDÍDO

      Excluir
  9. Dra ângela, eu estou com o meu peito atacado, quando eu respiro ele meio que fais barulho, e se eu puxo muito o ar ou solto muito eu começo a tossir.
    a senhora poderia me ajudar?
    tenho 13 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre gosto de ratificar, uma boa consulta com exame clnico e físico são necessários para esclarecer cada caso, pois cada paciente deve ser tratado de forma individualizada, recomendo procurar um médico para consultá-lo pessoalmente.

      Excluir
  10. tenho sinusite muito forte parece que o cheiro que sai e totalmente podre munca fui a medico para ver tenho que tomar todo dia um dor flex e uma novangina para para a sinosite o que fazer ja tomei varioa remedios tentei pela buchinha do norte e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo procurar um médico para vc saber se realmente possui sinusite e a causa, pois é necessário exame físico e consulta pessoalmente para ajudá-lo

      Excluir
  11. Dra. fiz a cirugia de desvio de septo a 50 dias e até o momento continua saindo muco isto é normal.

    Obs: continua o mal cheiro

    ResponderExcluir
  12. Dra.Angela eu tenho um problema,que saí um mau cheiro pelo meu nariz,eu ja fui ao otorrino e ele pediu que eu tirasse raio-x dos seios da face.Nesse exame apenas deu uma mucosa nos seios da minha face,ele viu a chapa e apenas disse que na regiao branca,qnt mais preta fosse melhor era,e depois disso nao disse mais nada.Outro exame que ele me pediu foi,nasofaringologia(eu acho que se escreve assim,é tipo de uma endoscopia nazal)nesse exame não deu ABSOLUTAMENTE NADA,ate meu canal da sinusite esta limpo,normal.Mas enfim dra.eu continuo exalando esse fedor pelo meu nariz,e o pior que não é só eu que sinto,pois eu trabalho c o publico(sou vendedora)então ja viu né?!como o povo fala.O dr.q eu passei disse que isso pode ser tbm da minha cabeça do psicologico,mas acho q nao é nd disso,pq as vezes eu sinto como se fosse catarro qnd eu engulo ,msm nao estando gripada ou c o nariz escorrendo.Entao dra.nao sei mais o que fazer,sera que a senhora pode me ajudar,postando alguma coisa?...Agradeço desde..(ah esqueci de falar outra coisa eu tenho desvio de septo,mas o medico disse tbm que isso nao interferia em nada)..Bom se a senhora puder me ajudar eu vou agradecer mto mto.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra Ângela , estou com minha sinusite atacada , e está horrivel , estou com dor de cabeça , dor de dente , não para de espirrar, uma tosse chatinha o que posso fazer para melhorar ? beijos , e obrigada desde já

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Dr Angela. Eu tenho Sinusite Cronica, ja fiz aguns tratamentos com antibioticos e parei.
    Minha dor de cabeça ultimamente tem aumentado e comecei a perceber que na minha testa onde sinto muita dor esta um buraco. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Dr Angela, meu pai está com sinusite e sentiu um mau cheiro na lágrima dele, isso pode ser algum sintoma da doença?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom estes post.

    Obrigado Doutora!

    Me enquadro nas dúvidas colocadas acima e suas respostas me ajudaram bastante.
    Sergio Teodoro

    ResponderExcluir
  18. Doutora ando muito mal estar, vômitos e uma dor de cabeça forte. O que posso tomar quando sentir essa azia??? Tem algum alimento que eu não possa comer???

    ResponderExcluir
  19. dra eu tenho renite e sinto muita dor de cabeça eu também não consigo sinti cheiro de nada queria saber se adra poderia mi dezer alguma coisa/

    ResponderExcluir
  20. Olá Dra. Bom dia, eu sou Meury silva moro no interior de Rondonia numa cidade chamada Cerejeiras, por aqui não tem medicos especialistas em sinusite ou enxaqueca eu não tenho condições de sair pra fora em busca de solução.
    O jeito é sivira com clinico geral mesmo, a quase des anos tenho sinusite e enxaqueca só que de um ano pra cá piorou muito, minha vida parou eu tiro raiox da face da pra ver a inflamação que tem muita mas ja tomei tudo qui e remedio que o medico passou já fiz remedios caseiros até agora nada, meu rosto incha, não estou ouvindo bem e minha garganta está sempre inflamada o último remedio que tomei foi o Sinot clav mas sem nenhum resultado.
    Dra o que eu faço pra conseguir acabar com essa infecção e ter um pouco di paz que a muito tempo não tenho mais se for possivel me responder ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dra bom dia, eu sou Meury silva moro no interior de Rondonia numa cidade chamada Cerejeiras.
    Sofro muito com dor de cabeça, tenho sinusite e enxaqueca, já tomei varios tipos de remedios para acabar com a inflamação mas nada resolve, quando tiro um raiox da face da pra ver o tanto de infecção que tem, o último antibiótico que tomei foi Sinot clav mas sem resultado.
    Dra o que eu faço pra ter um pouco de paz que a muito tempo não tenho mais, são dias e mais dias, noites e noites, as vezes acho que vai explodir uma veia lá dentro, por favor me ajuda fico muito grata.
    eu só tenho facebook mas não consegui postar por ele então postei anônimo mesmo ok!!! Aguardo ansiosamente por uma resposta.Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Doutora, há um tempo fiquei com o nariz completamente congestionado e sentia o catarro na parte superior da face, quase indo para os ouvidos. Isso passou, mas depois de uns dias (há duas semanas) meu ouvido esquerdo entupiu e há quase uma semana começou um zumbido nesse ouvido que não para nunca. Será que esse ouvido entupido pode ser por catarro? Se for ele pode desobstruir sozinho com o tempo?

    ResponderExcluir
  23. Doutora a minha filha tem OZENA,faz tratamento á 10anos e nunca melhorou o mau cheiro;ela perdeu o ofato ela recebe bullying o que eu faço melhorar o caso dela

    ResponderExcluir
  24. Paula:oi estou com sinusite muito forte a secreçao esta saindo com um cheiro horrivel o que fazer?

    ResponderExcluir
  25. Olá, Doutora!

    Além do mau cheiro que sinto exalar em meu nariz, devido a sinusite, também tenho outro problema, as minhas amígdalas, sai uma especie de grão, a coisa é amarela e fede para caramba, e me incomoda bastante, já nem consigo arranjar namorado, devido este constrangimento, é centésimo namorado que perco por causa deste bruta mau cheiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. oi doutora ja nao sei o que faço com o meu nariz pois vivo sempre com secreçao nas vias aereas , tento assuar mais ela nao sai fica estacionada , e sinto um cheiro ruim e doi muito meu estomago .tenho adenoide ja fiz varios tratamentos mais sem sucesso.

    ResponderExcluir
  27. Oi doutora Angela, ja faz umas quatro semanas que eu estou com meu ouvido emtupido, e pra piorar ta com um mal chriro orrivel, já fui no medico e tomei amoxilina maiis nao adiantou de nada, sabe me informar o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Oi doutora eu nunca tive sinusite em minha vida, mas esse ano eu tive um resfriado forte e estava tratando como sempre faço para tratar resfriados, mas precisei viajar e na van onde eu fui sentei em um local onde era a saída central do ar condicionado, me agasalhei mas neu rosto ficou pegando tida aquela friagem, no dia seguinte o resfriado piorou, tosse, muita secreção meus ouvidos taparam eu nunca tinha sentido isso e sentia uma pressão muito forte na cabeça precurei um médico ela fez o rx de face e disse que era sinusite, me rexeitou amoxicilina e ácido clavulanico ,busonid, fexofenadina, nebulização com berotec e atrovent ,ja tem 6 dias que to tomando meua ouvidos ja estão melhores mas ainda sinto uma chieira e ainda tem muita secreção e hj quando fui suar o nariz tive uma tonteira muito forte isso é normal e essa secreção com um antibiótico tão forte ja não era para ter acabado? ??

    ResponderExcluir
  29. doutora tenho desvio de septo nasal o que fazer

    ResponderExcluir
  30. Dra estou suuuper mal com uma dor de cabeça terrível um momte de secreção uma tosse quando olho pra baixo a cabeça dói mais ainda. ..... acho que é sinusite. .... pois ja tive esses mesmo sintomas uns anos atrás. .....
    So que fui no médico duas vezes e ngm resolveu nd ..... ja faz tres semanas que estou assim
    Ai Dra me ajuda
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  31. Prezada doutora, já faz uns dois meses que, quando como algum alimento, sinto um cheiro estranho ou um gosto, é difícil definir, naqueles dois furinho no céu da boca. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  32. Dra estou tendo sinusite pelo menos duas vezes ao não,que duram até 2 semanas depois que estou trabalhando na educação infantil,onde as crianças têm muitas doenças respiratórias,vão ao posto de saúde e voltam com os antibióticos como clavulin para tomar na escola.Não ficam em casa nem um dia para tratar as doenças,acha que isso pode estar contribuindo para que eu fique doente?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Dr Angela fiz um raio x da face e foi diagnosticado sinusite, tb fiz exame de sangue mais não foi constatado nenhuma infecção, a dr da emergencia me passou antibiotico por 7 dias o Levofloxacino de 500mg, sendo que não me sinto melhor. Tenho dor na face, tipo uma pressão na testa. Posso tomar nimesulida como anti-inflamatório? Toda vez que muda o tempo fico atacada da sinusite e sempre me passam antibiotico mais acho que dessa vez não surgiu efeito.

    ResponderExcluir
  34. Olá Dra Angela, tenho uma dúvida: é possível danificar o olfato definitivamente após uma única crise de sinusite aguda ou gripe comum? Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Dra. Achei muito interessante e esclarecedora sua postagem, parabéns. Tenho uma dúvida e espero que lhe seja possível responder. Esta secreção que se aloja nos seios da face, pode vir causar espasmos muscular facial?

    ResponderExcluir
  37. Dra estou com cirurgia p retirar as amigdalas daqui a 3 dias, tomei um levofloxacino 500mg hoje, posso fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
  38. Sinto um mal cheiro no nariz o que fazer

    ResponderExcluir
  39. Dra meu esposo a duas semanas esta com os dois ouvidos tampados, não sente cheiro de nada e nem gosto dos alimentos. Esta com dor de cabeça que vai da testa e desce no ouvido e esta com o nariz trancado tbm, isso pode ser sinusite pois fiz uma inalação com o soro e ele disse q o ouvido tampou mais ainda, obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  40. Dra. O meu muco quando suo para além de sair pelas narinas sai pelos olhos e tenho uma impressão que está saindo pelos ouvidos, uma vês que fica todo entupido e causa uma dor horrível. Peço ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  41. ola Dr Ângela gostaria de saber por que meu nariz não para de sair puis e de feder fui ao medico ele passo 2 antibiótico azitromicina e prednisona ele mando eu tuma em 6 dais mas ja vai em 3 dia e nada demora muito para eles faze efeitos e mas um coisa azitromicina ta dando dor na minha bariga paro de tuma ou n min ajuda

    ResponderExcluir
  42. Ola Dr. Angela... Bom, é a segunda vez que tenho sinusite esse ano... A primeira foi em Janeiro e a segunda vez teve inicio a três dias (ainda estou em tratamento), tenho febre, uma dor insuportável de cabeça, muita dor na região dos olhos, febre chega aos 40 graus (principalmente a noite), e dessa vez tive ate vômito. Só que meu nariz entope muito, quando uma das narinas desemtope a outra já entope automaticamente... Acha que o meu caso necessita de cirurgia?

    ResponderExcluir
  43. Ola! Drº Angela alguns dias venho sentindo um mal cheiro nas narinas,um gosto amargo de catarro na boca e quase todos os dias tenho uma dor na testa quase sempre no mesmo horário ate dor de dente.Gostaria de saber se isso pode ser sinusite.

    ResponderExcluir
  44. Dra Ângela a algum tempo meu naris faz um som como pingo de água caindo e normal isso

    ResponderExcluir
  45. Em certa ocasião a sinusite me causou um dor de cabeça tão terrível e insuportável que precisei me dirigir ao pronto-socorro. Lá recebi uma injeção de analgésico na veia, que conseguiu cessar a dor. Há algum medicamento com ação mais forte contra a dor do que a dipirona e paracetamol que eu possa usar em casos como esse?

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Doutora por favor preciso muito da sua ajuda, tenho 20 anos e um gotejamento pós nasal maldito a mais de um ano que produz um mal cheiro nasal e mal halito terrível, e não consigo me livrar disso (excesso de muco na garganta é o único sintoma só as vezes tenho pressão sobre o nariz). Já fiz cultura de escarro, tomografia, câmera dentro do nariz (esqueci o nome perdão), tomei antibiótico e não resolveu, oque pode ser,estou desesperado por ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Ola doutora me chamo viviane e meu filho de tres anos esta com um cheiro ruim no nariz com secreçao constante,o que posso fazer para ajuda-lo? Por favor

    ResponderExcluir
  49. Ola doutora me chamo viviane e meu filho de tres anos esta com um cheiro ruim no nariz com secreçao constante,o que posso fazer para ajuda-lo? Por favor

    ResponderExcluir
  50. Bom dia doutora eu estou desesperado já tá com cinco anos que eu venho muito doente meus olhos doem meu nariz intupido direto só alivia quando eu coloco neosoro mais e por pouco tempo eu fui a um otorrino ele me mandou bater um raio x da face e deu sinosite eu mostrei a ele e ele falou que era sinosite alergica passou os remedios mais não valeu de nada eu vivo doente direto pesso que até pelo o amor de DEUS a senhora me ajude eu já não aguento mais.

    ResponderExcluir
  51. ola doutoura há 2 meses venho sentindo pressão na face e ouvido tampados fiz tomografia do seios da face veio escrito no laudo septo nasal sinuoso e concha media aerada (bolhosa) gostaria de saber se este sintomas tem algo relacionado ao laudo.

    ResponderExcluir
  52. Doutora estou com meu nariz um pouco entupido e agora to sentindo como uma gosma incolor na garganta o que será

    ResponderExcluir
  53. O que faço doutora estou com o nariz um pouco entupido e agora estou com uma gosma incolor saindo da garganta o que sera

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Dra.
    Tenho crises de Sinusite constantes,quase todo mês,tenho rinite alérgica, junto com dor de garganta, quando ataca um, todos os outros vem em seguida, já fiz tomografia que mostrou que tenho desvio de septo, estou fazendo tratamento com o Otorrino a quase 1 ano e não estou vendo melhoras, será que a operação de Septo no meu caso seria a solução? Essa inflamação na garganta será que tem a ver com os demais? Já não sei mais o que faço, preciso de uma solução...

    ResponderExcluir
  55. Dra. a uns 30 dias fui diagnosticado com Sinusite aguda.
    Eu estava com catarro no peito, voz anasalada, totalmente congestionado e com zumbido na cabeça.
    Tratei a Sinusite que curou, mas o Zumbido não saiu.
    Ocorre que nunca tive este zumbido ele apareceu com a Sinusite, o médico disse que é assim mesmo.
    Mas como o Zumbido veio com a Sinusite também deve ir embora com ela.
    Agora estou somente com o zumbido, o posso fazer para curar definitivamente, pois a sinusite já curei.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Bom Dia Dra.

    Eu estava com catarro no peito, voz anasalada, totalmente congestionado e com zumbido na cabeça, foi diagnosticado como sendo Sinusite Aguda.
    Tratei a Sinusite que curou, mas o Zumbido não saiu.
    Ocorre que nunca tive este zumbido ele apareceu com a Sinusite, o médico disse que é assim mesmo.
    Mas como o Zumbido veio com a Sinusite também deve ir embora com ela.
    Agora estou somente com o zumbido, o que posso fazer para curar definitivamente, pois a sinusite já curei.

    ResponderExcluir
  58. Parabens um dos melhores post que eu ja li sobre sinusite.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Dra! Gostaria de saber quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da sinusite ? Pois estou a mais de sete dias com o ouvido tampado e zumbido ,já procurei um otorrinolaringologista ele receitou antibiótico ,ainda estou tomando ,mais não aliviou muita coisa e já acaba amanhã o remédio.

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Dra, 1º gostaria de parabenizá-la pelo post, achei incrível....
    Gostaria de perguntar sua opinião a respeito do meu caso...tenho a muitos anos o ouvido tampado (na verdade tampa e destampa a todos momento, abrindo a boca, com ela fechada, enfim só de respirar tampa e destampa. Já procurei vários especialistas e várias tentativas como corticóide nasal, antibióticos, utilizo a plaquinha de bruxismo, mas nada resolveu. A Sra teria algo a me dizer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  61. ola tenho uma filha de 2 anos e meio , ele a 1 ano e pouco vem tratando de uma otite medi cronica supurada pois os dois ouvidos dela sai puz e mau cheiro então tomou vrios antibioticos oral e ficou internada por 20dias tomando cefepime na veia . deu uma bactéria pseudomonas no ouvido .e mastoidite bilateral na tc . então passou por uma cirurgia com otorrino e colocou o carritel no ouvido .e passou mais ou menos 3 meses e saiu ..sei que importante não deixar molhar o ouvido , ai levei em outro otorrino e passo por outra cirurgia e tirou a adenoide as amidalas e colocou novamente o pino e agora esta melhor mais mesmo assim depois da ultima cirurgia voltou a vazar . agora esta dando cheiro ruim no nariz o que pode me falar abraços ????

    ResponderExcluir
  62. Doutora minha filha de 3 anos ta com mau cheiro no nariz o que pode ser

    ResponderExcluir
  63. Dra estou com minha sinusite muito atacada e com um mal cheiro no nariz o que devo fazer.mim ajude por favor

    ResponderExcluir
  64. Dra estou com minha sinusite muito atacada e com um mal cheiro no nariz o que devo fazer.mim ajude por favor

    ResponderExcluir
  65. valeu DRA agora vou tentar dormir ainda bem que não estou ruim assim obrigado

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde doutora. Estou gravida de 29 semanas e agora peguei uma gripe forte nunca tinha ficado assim. Só que estou assim a 8dias não sinto gosto de comida e nem cheiro. E pra piorar meu ouvido esquerdo entupiu. E agora?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde doutora. Estou gravida de 29 semanas e agora peguei uma gripe forte nunca tinha ficado assim. Só que estou assim a 8dias não sinto gosto de comida e nem cheiro. E pra piorar meu ouvido esquerdo entupiu. E agora?

    ResponderExcluir
  68. Olá doutora, primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Recentemente tenho sentido um gosto horrível na boca e até um cheiro, estou com corisa, e, sempre que eu escarro sinto o gosto e o cheiro ainda mais forte. Já fui ao dentista e sei que a causa não é dentária. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  69. Ola dotora... Tenho sinusite crônica e geralmente quando ela ataca não sinto o cheiro nem o paladar das coisas isso é normal?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite Dra! Trabalho em ambiente com ar condicionado, meu carro tem ar, ao chegar na faculdade também fico no ar. Infelizmente não consigo fugir dele. Eu tento tratar minhas sinusites com Nimesulida mas já recebi recomendação das pessoas p parar pois posso prejudicar meu fígado. A sensação q tenho é q o osso da minha face está sendo comprimida e logo vem a dor de cabeça. Isso é quase rotineiro e já tem uns 2 anos. Tenho desvio de sépto e minha única melhora se dá quando estou em ambiente quente. Como tratar isso? Abs... Edyerre

    ResponderExcluir
  71. Dr angela minha filha colocou um objeto no nariz mais ele foi removido com ajuda de um medico, mais agora acho que esse procedimento machucou o nariz da minha pequena,e agora existem feridas com pus no interior do nariz com mal cheiro o que devo fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
  72. Doutora bom dia, fiquei gripado nesse final de semana, para ser mais exato no domingo dia 21, hoje não estou com mais nenhum sintoma (dor de cabeça, coriza, tosse e etc.) porem percebi que estou sentindo um odor estranho, não importa o lugar que eu esteja ou o que eu estou cheirado, todos possuem esse mesmo odor, infelizmente nunca o senti antes para descreve-lo. Isso é normal? devo procurar ajuda médica de imediato?

    ResponderExcluir
  73. Olá doutora tenhos dores de cabeça muito forte
    Meu nariz arde e cheira podre e quando tenho dor de cabeça tudo me irrita e doi todos os dias e o dia inteiro., pode ser sinusite. Bjs e desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Olá doutora tenhos dores de cabeça muito forte
    Meu nariz arde e cheira podre e quando tenho dor de cabeça tudo me irrita e doi todos os dias e o dia inteiro., pode ser sinusite. Bjs e desde já obrigada. E tenho tontura tbm

    ResponderExcluir
  75. Olá doutora tenhos dores de cabeça muito forte
    Meu nariz arde e cheira podre e quando tenho dor de cabeça tudo me irrita e doi todos os dias e o dia inteiro., pode ser sinusite. Bjs e desde já obrigada. E tenho tontura tbm

    ResponderExcluir
  76. muito obrigada dra. Minha médica não me deu atenção, diz que nçao precisa ser feito nada ..mas eu sofro com crises mais de 3 vezes ao ano e demora a passar

    ResponderExcluir
  77. Bom dia doutora Angela me chamo Emília moro em Laranjeiras/se tenho esse problema terrível anteriormente seria renite mas agora não sei mas o que é, se renite , ou sinusite, mas há mais de mês estou sofrendo com tanta coriza fico como se estivesse sem ar ao respirar sinto dor no peito até para comer sinto dificuldade pois tenho que mastigar e respirar ao mesmo tempo isso piora muito a noite sendo q passo o dia todo com uma toalhinha assoando o nariz sufocada a uns dias atras junto com essa secreção saiu rajadas de sangue tanto vermelho como escuro me apavorei , , isso foi mais ou menos uns dois a três dias mais depois a secreção voltou a cor normal branca estou gestante de 6 meses foco com medo de usar os medicamentos que usava como:onmaris ou busonid minha barriga está cada vez crescendo e quando chega a noite é terrível para dormir fico sentada na cama acordo assustada e sufocada uma tosse seca , ,nao consigo dormir sem ventilador por conta do calor q ela é demais não tenho mais o acompanhamento com meu otorrino porque estou sem plano de saúde até mesmo para fazer uma cirurgia como a se relatou não sei o que fazer espero que a senhora possa me ajudar pois tenho muito medo de ter uma insuficiência respiratória pior porque as vezes quando respiro forço daí doi meu peito .Agradeço se puder me ajudar por favor obrigado

    ResponderExcluir
  78. Olá , meu sobrinho tem 4 anos e está com uma tosse que não passa,essatosse e sempre acompanhada de uma secreção verde, e sempre ocorre um piora na parte noturna durante o sono, isso já vem ocorrendo a um tempo, levei ele a um médico mas não deu nada nos exames então o médico não passou nenhum medicamento, existe alguma coisa a ser feita para que essa secreção venha sair de fé dentro do corpo dele ??? Aguardo sua resposta
    Meu nome é Patrick.

    ResponderExcluir
  79. Olá , meu sobrinho tem 4 anos e está com uma tosse que não passa,essatosse e sempre acompanhada de uma secreção verde, e sempre ocorre um piora na parte noturna durante o sono, isso já vem ocorrendo a um tempo, levei ele a um médico mas não deu nada nos exames então o médico não passou nenhum medicamento, existe alguma coisa a ser feita para que essa secreção venha sair de fé dentro do corpo dele ??? Aguardo sua resposta
    Meu nome é Patrick.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite! (dra)tenho um filho de 3 aninho alguns dias ele vem tendo um alito forte daí pensei que não estivesse escovando os dentes dele direito mas hoje percebi que também sai pelo nariz por favor me ajude o que posso fazer e que médico leva onde moro e muito deficio médico será que ele pode tá com sinusite??? Obrigado.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite! (dra)tenho um filho de 3 aninho alguns dias ele vem tendo um alito forte daí pensei que não estivesse escovando os dentes dele direito mas hoje percebi que também sai pelo nariz por favor me ajude o que posso fazer e que médico leva onde moro e muito deficio médico será que ele pode tá com sinusite??? Obrigado.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde doutora,
    Há dez anos venhos sofrendo com halitose saindo pela boca e pelo nariz.. Já fui ao gastroenterologista e não era problema de estômago! Já tomei alektos, celestamine, montelair e usei nasonex mais também não resolveram e até mesmo flagyl para matar as bactérias anaeróbias não resolveu... Eu estou desesperada! Não sei mais o que fazer e sem contar que tenho uma excelente higiene bucal!!! Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  83. Dr boa tarde, eu gostaria de saber se meu caso é sinusite ou algo mais sério, pois no primeiro dia tive batente febre do no corpo, nas juntas na cabeça, fui me consultar me passaram soro com buscopam, no outro dia minhas amidolas continuaram enframada e a noite passei a noite acordada, com um tosse seca que vinha acompanhada de catarro muito verde e grosso e com pequena manchas de sangue junto ,e no Promeiro dia que comesou não consequia comer nada, só líquido, a noite no consultório tomei um suco de goiaba, que logo em sequida provoquei, aí no outro dia só fiquei no líquido ,mas não sinto voltade de de comer dada,

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde...já me tratei com antibiótico faço lavagem com soluçõao salina mas o mal cheiro e a secreção não diminuem....e as crise vem sempre na mesma hora do dia....oq devo fazer já estou assim a alguns meses.

    ResponderExcluir
  85. Meu filho tem 7 anos pegou uma sinusite só que no raio x não deu mais sinusite só que a dores de cabeça na testa e do lado da testa não sumiu eu não sei mais o que fazer ...me ajudem

    ResponderExcluir
  86. Meu filho tem 7 anos pegou uma sinusite só que no raio x não deu mais sinusite só que a dores de cabeça na testa e do lado da testa não sumiu eu não sei mais o que fazer ...me ajudem

    ResponderExcluir
  87. Boa noite Dra. Meu marido fica com o nariz fedido pelo menos 3 vezes por mês. Ele reclama muito de dor nos seios da face e fica com a visão embaçada. Existe algo que possamos fazer em casa até que ele consiga passar no médico?
    Desde já agradeço atenção!
    Obrigada
    Viviane

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Dra. Meu marido fica com o nariz fedido pelo menos 3 vezes por mês. Ele reclama muito de dor nos seios da face e fica com a visão embaçada. Existe algo que possamos fazer em casa até que ele consiga passar no médico?
    Desde já agradeço atenção!
    Obrigada
    Viviane

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde Doutora, fiz cirugia de septoplastia, turbinectomia, e removi as amigdalas pois tinha desvio do septo. A cirugia foi feitas há dois anos mas passado alguns meses do procedimento meu nariz ainda não estava bom, na narina direita a passagem do ar é bm ruim, parece até que o canal ficou menor após a cirugia. Tenho dores de cabeça fortes constantemente, dores do osso da face e algumas vezes sinto um cheiro ruim isso permaneceu desde a cirurgia. Ao olhar a parede do meu nariz nota-se que é como se houvesse uma carne saltada. E muitas das vezes esse lado que tem esse volume sangra um pouco. Você acha que a correção do desvio anterior pode não ter funcionado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Ola me chamo Thais e tenho sinusite, adenoide, labirintiti e renite alérgica. E tenho um mal cheiro horrível que sai da minha boca e do nariz essas doenças são causadoras desses mal cheiro? Tenho isso desde muito pequena. E gostaria de saber o que posso fazer para melhorar isso. Até meu namorado reclama é desagradável.

    ResponderExcluir
  92. ola Dr é normal quando esta fazendo tratamento e a língua doer?

    ResponderExcluir
  93. Bom Dia DRa.

    Fiz o raio x da face e deu uma leve inflamação porem mesmo com os medicamentos sinto odor quando espirro o que mais poderia ser feito para indentificar a causa do mal cheiro ao espirrar

    ResponderExcluir
  94. Olá doutora estou com dor de cabeça, nos olhos, entre o nariz e odor de catarro no hálito há um mês já tomei antibiótico amoxilina com clausurato de potássio mais ñ passa, tenho sinusite ela demora de atacar mais ñ sei e a sinusite q está atacada por favor me informe.

    ResponderExcluir
  95. Olá doutora estou com dor de cabeça, dor nos olhos e no nariz e odor de catorro, garganta irritada dores de cabeça a quase um mês, já tomei antibiótico amoxilina com clausurato de potássio mais ñ passa, mais eu tenho sinusite so q ñ tem secreção de catarro o q devo fazer pra saber se é ou ñ ela se está atacada. Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  96. Olá doutora estou com dor de cabeça, dor nos olhos e no nariz e odor de catorro, garganta irritada dores de cabeça a quase um mês, já tomei antibiótico amoxilina com clausurato de potássio mais ñ passa, mais eu tenho sinusite so q ñ tem secreção de catarro o q devo fazer pra saber se é ou ñ ela se está atacada. Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  97. Boa Tarde Dra.
    Eu fui diagnostica a alguns meses que tenho sinusite alérgica! No verão ataca e no inverno melhora.
    E eu peguei uma gripe, e juntou com a mudança de clima e deu alergia, e estou com um mal cheiro no nariz que meu esposo comentou, mas eu não sinto o cheiro e nem dor no rosto.
    A senhora acha melhor eu ir procurar algum médico, ou tomo algum medicamento?

    ResponderExcluir
  98. oi dr , perdi o olfato devido a sinusite isso tem cura?
    ]

    ResponderExcluir
  99. Boa Tarde Dra. Toda vez que fico resfriada e uma tosse extrema com uma pigarra irritante que me incomoda muito,nariz entope e um tormento, ja fiz varios tratamentos ate vacina eu tomo para alergia, será que isso pode ser sinusite, pois febre não tenho?

    ResponderExcluir
  100. DOTOURA ESTOU COM A SINUSITE TAÕ FORTE QUE SINTO MINHA FAZE BEM IMFLAMADA E SEM FALAR QUE SAI DIRETO ALGO COMO UM CATARRO BEM AMARELADO E COM ODOR DE REMEDIO E ALGUMAS VEZES COM SANGUE SINTO MUITA TOSSE MESMO TODOS OS DIAS,O QUE FAÇO DOUTORA

    ResponderExcluir
  101. Olaboa noite. Como q gente sabe se tem sinusite. Pq eunem posso abaixar a cabeça q dói. .e o meu nariz ta imtupido e tocom mal jeiro no naris....é grave doutora. .

    ResponderExcluir
  102. Oi , meu nome é Sânio Menezes. Estou com sinusite já faz um ano e 3 meses sem parar, atacada o tempo todo. Sou músico, triatleta e lutador de artes marciais. Eu parei de praticar exercícios, parei de lutar. Parei de fazer quase tudo, até mesmo de conversar perto das pessoas, porque meu nariz tem um fedor quando eu inclino meu corpo para frente ou quando abaixo à cabeça, poderia me dizer se eu posso fazer algo para curar isso?
    Se puder me adicionar no facebook e responder eu agradeço, sou o único Sânio Menezes na face dessa terra então é só adicionar lá, obrigado :)

    ResponderExcluir
  103. Dotora estou com mau cheiro muito forte no meu nariz mas não consigo sentir somente as pessoas que estão proximo a mim. Fiz varios exames mas até agora nada e me indicaram rinosoro que é a mesma coisa que agua pois não adiantou nada... Tenho rinite alergica essenmau cheiro pode ser sinusite?

    ResponderExcluir
  104. Dotora estou com mau cheiro muito forte no meu nariz mas não consigo sentir somente as pessoas que estão proximo a mim. Fiz varios exames mas até agora nada e me indicaram rinosoro que é a mesma coisa que agua pois não adiantou nada... Tenho rinite alergica essenmau cheiro pode ser sinusite?

    ResponderExcluir
  105. ola boa tarde doutora estou a 5 semanas sentindo alguns desses sintomas dores nos olhos dor de cabeca nariz entupido a maioria do dia ea noite tbm sinto um mau cheiro ensuportavio no nariz com segressoes e ja sente ate dor no ouvidor hoje dei uma olha e notei uma carne em um dos canais do meu nariz e esta grande estou gestante sera que poderia mim ajudar

    ResponderExcluir
  106. Ola Dra: Ângela, tudo bem?
    Me chamo Ana Lúcia tenho 17 anos e sofro muito com sinusite (no meu caso parece que é dor de cabeça, só que de um lado só o esquerdo) diariamente sinto muita dor mas ainda não fui ao médico.
    O que eu posso fazer para curar essa dor?
    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  107. ola Dra; tivi uma comunicação sinusal junto com sinusite quando arranquei dois dentes,e sempre saia secreção do meu nariz, depois da cirurgia que fiz da comunicação sinusal ainda continua saindo secreção nao pelo nariz mais escorre pela boca, o que eu faço,ja ussei varios antibióticos e remedio e nao fiquei bom,que faço?

    ResponderExcluir
  108. Olá Doutora. Tenho boca seca, muito seca durante à noite além de um catarro seco que trava minha garganta e me deixa agonizado por dificuldade de respirar. Meu nariz não escorre, meus olhos não ardem, enfim não tenho nenhum sintoma de rinite, mas tentaram me tratar de rinite e não melhoro. Já tentei de tudo, mas a boca seca à noite e esse catarro que me sufoca não dá trégua uma noite sequer. Isso é rinite alérgica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei seguindo um conselho de uma postagem na internet e comprei capas de colchão e travesseiros numa loja de produtos para alergias. Melhorou 100% minha condição. Acredito que sou alérgico a pó e ácaros.

      Excluir
  109. Olá Doutora.Sinto cheiros fortes que incomodam demais vem da casa do vizinho.Há anos q eu sinto.Sinto mais qunado estou dormindo ou vou dormir.O que pode ser?:Pois me incomoda bastante eu acordo sentindo isso.Fico muito irritada.E o pior que ele é folgado.O que fazer?

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  111. Boa noite doutora , tenho um mal cheiro terrivel que sai do meu nariz quando exalo o ar o que pode ser ?? Como solucionar esse problema ??

    ResponderExcluir
  112. Bom dia.
    Eu estava com sinusite (raramente tenho.) Não tenho nenhum problema desse tipo. A sinusite ela durou 4 dias. Durante e após o mal, suava muito a noite quando me cobria. Hoje sem sintoma de sinusite, continuo suando ao me cobrir, o que nunca me ocorreu. A sinusite passou sem tratamento, apenas com descanso. O que pode estar causando o suor excessivo sempre quando cubro meu corpo? Sendo que fiz isso minha vida toda. Tenho 34 anos.
    Obrigado e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia.
    eu estou quando eu pucho o catarro, eu fico tonto e mau estar o meu coraçao fica acelerado,fico com diarreia e tenho vomitos e eu nao sei o que e voce poderia mim ajudar? .

    ResponderExcluir
  114. Ola meu nome e angelica tenho 27 anos e tenho um problema no nariz que não sei o que é nao sei se e sinusite ou algum problema de estomago mas tenho um mal cheiro no nariz PRIncipalmente se passo da hora de comer. Mesmo comendo eu sinto esse malcheiro o dia todo quando comesso a comer assim que dou a primeira garfada minha testa começa doer e o catarro começa a sair meio esverdeado e com mal cheiro não aguento mais me sinto muito desconfortável ate com meu marido! Gostaria de saber o que é???

    ResponderExcluir
  115. dra meu irmãozinho ao soar bem forte o nariz diz q começa uma dor de dente muito forte e ele começa a chorar eu não sei se é sinusite se não for sinusite a senhora ou o pessoal ai q souber consegue me explicar o q é essa coisa q esta acontecendo com meu irmãozinho meus pais estão sem dinheiro para levar ele no medico e tratar isso então eu precisso muito de uma resposta .

    ResponderExcluir
  116. Bom dia Dona Ângela Rubi

    Minha mae sofre de sinusite cronica e também ataca os ouvidos provocando zumbido, já tomou antibióticos mas nada, ao tomar comprimido o ruído aumenta, depois do almoço quando ela vai deitar na cama o ruído aumenta também. Nao sei o que fazer já passam 4 meses. O meu email e mitlamitesh@gmail.com. Estou em Moçambique.

    ResponderExcluir
  117. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  118. Olá boa noite.

    Estou fazendo uso do busonid cerca de uma semana, no terceiro dia de uso tive alguns episódios de taquicardia + palpitações, essas sensações me deixaram um pouco preocupado, e no terceiro dia da administração desse medicamento acabei parando em uma unidade de pronto socorro, tomei alguns medicamentos para acalmar como: diazepam. Depois disso me senti um pouco melhor, mas, ainda com algumas palpitações. Ainda estou utilizando o (busonid), devo parar de tomar esse medicamento? seria o busonid a agente provocador desses sintomas de palpitação e taquicardia ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde Dr.minha filha tem um ano e 7 meses.com 2 meses contraiu sinusite ficou na UTI 10 dias foi melhorando devagar .de novembro do ano passado vem tomando antibiotico praticamente todo mês decorrente de uma sinusite e ouvidos enflamado.no inicio do mes ela tomou azitromicina eta fazendo tratamento com montelair já tomou 3 caixas.hoje ela ta no 6 dia do claritromicina e usando busonid e não vi nenhuma melhora me ajuda por favor não sei o que fazer mais.meu email é bastosmichele@outlook.com desde já obrigado

    ResponderExcluir
  120. Boa noite doutoura. Estou tomando o levofloxacino ha 3 dias. Fui diagnosticado com sinusite pois estava com garganta inflamada, tosse seca a noite e muco verde. Mas estou muito preocupado pelo que li sobre o remédio, ele é seguro? Devo tomar os 10 comprimidos receitados? Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  121. Olá doutora,tudo bem?
    Então,eu fui diagnosticada com senusiti crônica e alérgica há 4 anos,fiz o tratamento e melhorei.
    Mas esse ano estou doente de novo,desde maio.
    Cheguei a ter febre, vômito,tontura, ardência e dor nos olhos,muita dor de cabeça. Fiz tratamento com antibiótico clavulin e antialérgico Predsim.
    Isso foi em maio, melhorei bastante,mas agora está voltando tudo de novo.
    Estou há um mês congestionada, sentido cheiro ruim,que piora quando eu espirro,agora estou sentindo cheiro de antibiótico saindo do meu nariz,semana passada saiu sangue junto com a secreção.
    Poderia me dizer algo?
    Grata.

    ResponderExcluir
  122. Vi muitos comentários de pessoas dizendo sentir cheiro ruim no nariz. Eu sinto quando engulo a saliva, aliás tenho saliva a todo instante. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  123. Olá doutora fui vítima de FAF E por isso o canal do nariz esquerdo q liga a garganta foi lesionado isso foi em dez porém a dois dias comecei a puxar o catarro da larina esquerda e sai amarelo e com cheiro fedido. O da larina direita sai branco sem cheiro. Ao assoar o nariz sai uma secreção fedida igual a podre gostaria de saber oq fazer exame mais específico.

    ResponderExcluir
  124. BOA TARDE!
    EXTRAÍ 2 DENTES DIA 16 DE JANEIRO E MAIS 2 DIA 05 DE FEVEREIRO!
    A MAIS DE UMA SEMANA ESTOU SENTINDO DORES DO LADO ESQUERDO NO DENTE SUPERIOR,NO LUGAR DO QUAL EXTRAÍ ESTA SUBINDO O OSSO EM CIMA DO PRÓXIMO DENTE!
    E DE UNS DIAS PARA CÁ, ESTOU SENTINDO DORES, NO DENTE, NO NARIZ(ESTAVA COM UMA SECREÇÃO AMARELA ESCURA, E AGORA ESTA BRANCA)- (AGORA QUANDO RESPIRO SINTO O CHEIRO DE PUS, E MINHA CABEÇA ESTA DOENDO CONTINUAMENTE A DIAS)BOCHECHA E O OLHO, TUDO DO LADO DIREITO, E COM O CORPO MUITO RUIM!
    FUI A DENTISTA QUE EXTRAÍ MEU DENTES E ELA DISSE QUE O QUE EU ESTAVA ERA TRISMA, EFEITO DA CIRURGIA, ME PASSOU ANTIBIÓTICO ( MELOXICAN)SÓ QUE NÃO ESTOU TOMANDO POIS SINTO QUE NÃO É ESTE QUE DEVO TOMAR!
    O QUE FAÇO?
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  125. Bom dia dra....meu nao consegue dormir direito o nariz tampa e acaba acordando nas respiracoes ...so q nao ha nenhuma secrecao aparente ..mais o nariz fica entupido . Posso dar loratadina a noite por tres dias ? Ele tem 4 anos e 2 meses e pesa 21 kls toma 2.5 ? Posso dar o ibuprofeno tb? Pq as vezes percebo q so o loratadina nao melhora.
    Desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  126. Boa noite Dra
    A mais de 3 anos não sinto cheiro e nem sabor, antes disso fiquei com o nariz bem entupido e quando melhorei desde então fiquei sem olfato e o paladar
    Fui por 3 vezes em um otorrinolaringologista que me indicou um spray noex,usei uns 2 frascos, não adiantou retornei lá após uns 3 meses ela me indicou tomar uma injeção de corticoide, tomei e no mesmo dia voltei a sentir sabores e cheiro, mas passou 25 das e voltei a ficar sem os dois sentidos, voltei a me consultar e me passou para o médico alergista, que me indicou um spray que não me recordo o nome agora, porém mais caro, mas usei também e não adiantou. Enfim já tomei umas 6 injeções de corticoides mas sei do tremendo mal que ele faz
    Já faz uns 3 meses que não tomo, será que só com cirurgia?

    ResponderExcluir