segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DRA. LABIRINTITE TEM CURA?


Acredito que a tontura é uma das principais causas de consultas médicas ao otorrinolaringologista. Percebo no consultório muitas dúvidas dos pacientes relacionado a este termo. Vamos ajudá-lo  a entender melhor o que é "labirintite" , sintomas, causas e tratamento.

O termo "labirintite"  apesar de frequente não é o mais correto, pois diz respeito a uma infecção do labirinto, seja viral ou bacteriano. Quando usamos o termo "tontura" fica mais correto pois este é um sintoma e iremos descobrir suas causas e fatores de influência.

Nosso ouvido possui dois componentes distintos : a cóclea, responsavel pela audição e o vestíbulo, responsável pelo equilibrio. Juntos, cóclea e vestíbulo formam o labirinto. O comprometimento desses componentes, individual ou separadamente, vai provocar sintomas como tonturas, desequilíbrio, surdez ou zumbido.



Quais são as causas de tontura?

São vários os fatores que podem contribuir para a tontura do paciente.
  • Como nosso ouvido consome muita energia uma causa frequente de mal estar, tontura e desequilíbrio é o jejum prolongado.
  • São outros fatores alteração de pressão atmosférica, seja mergulhando , em aviões ou subida e descida de serras.
  • Alterações metabólicas como diabetes, colesterol alto, doenças da glândula tireóide, doenças vasculares como pressão alta e arteriosclerose (entupimento das artérias por gordura);
  • Associação com enxaquecas e doenças neurovasculares podem ocorrer com certa frequência;
  • Doenças que afetem a coluna por oclusão da artéria vertebro - basilar e distúrbio da articulação tempo-mandibular;
  • Alguns medicamentos ototóxicos (antibióticos aminoglicosídeos e alguns antiinflamatórios);
  • Exposição excessiva a ambiente ruidoso;
  • Doenças próprias do ouvido como rolha de cera, otites agudas ou crônicas, doenças no nariz e garganta.
  • Alteração do próprio sistema labirintico, mais comuns em crianças que tem enjoos ao viajar , possuem cinetose.
Qual o tratamento para essa tontura?

O tratamento é individualizado e visa eliminar ou atenuar o fator que cause a tontura. descobrindo a causa fica mais fácil, porém nem sempre isso é possível.
As principais modalidades de tratamento são atuando no sintomas, na causa e reabilitando o paciente.


  • Tratamento dos sintomas: É usado sedativos que tiram o paciente da crise, repouso em alguns casos é nescessário. Lembre-se que alguns medicamentos tem efeitos colaterais importantes a longo prazo. Tenho pacientes que ao chegarem na primeira consulta  estavam tomando antivertiginosos por anos ( são efeitos colaterais de alguns medicamentos perda da memória, glaucoma, parkinson). Por isso é imprecindível o acompanhamento do especialista.
  • Tratamento da causa: É o que todos devemos procurar. Se tratarmos só os sintomas a melhora pode ser temporária.
  • Reabilitação: São exercícios específicos para melhorar o equilíbrio, pode ser realizado em qualquer idade e tem grande eficácia na tontura do idoso.



Orientações para prevenção da tontura:

1- Coma regularmente de 3/3h, nosso ouvido é extremamente sensível a queda e altas de glicose e sais, por isso não podemos ficar muits horas sem nos alimentarmos, mas também não é saudável abusar dos doces.

2- Faça exercícios físicos regularmente: Assim você melhora a sua saúde de forma global, melhora a oxigenação dos mais pequeninos vasos sanguíneos, inclusive da audição e equilíbrio.

3-Tenha uma dieta rica em frutas, verduras e grãos. As castanhas por exemplo são fontes ricas em zinco, importante componente do ouvido interno. Tome muita água. As pessoas esquecem da beber água e só o fazem quando estão com sede. Sede significa primeiro alerta da desidratação, então não espere ter sede para beber água.



4- SORRIA. O estress e a ansiedade contribuem em muito para piorar o quadro de tontura e zumbidos. Por isso relax!!




Um  grande abraço,
Dra Ângela Rúbia










27 comentários:

  1. Adorei o cachorro!! Os idosos apresentam muita tontura , qual a causa mais comum?

    ResponderExcluir
  2. No idoso a causa mais comum ocorre devido ao envelhecimento do próprio sistema vestibular, a presbivestibulia. Causa também frequente é a arteriosclerose. Podemos ajudá-los com exercícios físicos, reabilitação vestibular. Um super bj.

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela!! Agora sou seguidor!! Parabéns pelo blog. Wander

    ResponderExcluir
  4. Legal Wander!! Espero que goste. Aceito sugestões também. Um abraço cunhado !! ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela,às vezes quando estou parada no transito,como no semáforo por exemplo,sinto como se os carros estivessem se movendo, mas sei que eles estão parados assim como eu, isso pode ser labirintite?

    ResponderExcluir
  6. Oi Lú, essa sensação também já tive, ainda bem que ela é temporária! Quando temos a sensação que os objetos se movimetam chamamos isso de oscilopsia.
    Isso ocorre quando há um conflito entre o sistema vestibular e o sistema ocular. Se for temporário não há muito o que fazer porém se isso ocorrer repetidas vezes o melhor é investigar alguma vestibulopatia. Na grande maioria dos casos exercícios de reabilitação vestibular ajudam muito. Abaixo vai um link de protocolo para esse tipo de exercício.

    http://www.scielo.br/img/revistas/rcefac/v9n2/a17fig01.gif

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. Ângela.
    Parabéns pelo seu (blog).
    A suas matérias são pertinentes e esclarece com muita clareza as nossas duvidas do dia dia.
    Aproveitando o ensejo, me esclareça por favor:
    Geralmente quando realizo movimentos bruscos e repentinos, aparecem diversos pontinhos luminosos na minha vista, persistindo uns 15 segundos até desaparecer.
    Isso é um tipo de labirintite

    Abraços!

    Átila Kleber

    ResponderExcluir
  8. Oi Maninho! Legal vc ter gostado do blog. Quando nos movimentamos com muita rapidez pode ocorrer uma diminuição do fluxo sangüíneo e causar uma tontura episódica, com turvação visual ou até mesmo pontos brilhantes. Porém labirintite diz respeito a uma infecção do labirinto, o que não é o caso. Um grande abraço e até semana que vem!

    ResponderExcluir
  9. Cara dra. Angela, parabéns pelo blog!

    Moro em São Paulo e uma ou duas vezes por semana tenho que descer para Santos. Nesses dias, quando chego em casa no final da tarde, estou me sentindo zonza, com dor de cabeça e o batimento cardiaco um pouco acelerado. Isto tem algo haver com a mudança na pressão com a subida e descida da serra como a senhora já classifica no texto? Muitissimo grata.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marta, é possível sim, porém vc deve avaliar se a sua dieta está correta. Evite jejuns prolongados ou ingerir doces sozinhos sem outros alimentos acompanhando. Pois em muitos casos a tontura está relacionada ao metabolismo (queda ou alta de açúcar no sangue), que se potencializa com a mudança de pressão atmosférica. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da explicacao sobre 'labirintite' mas nao compreendo como meu caso esta tao longo. Estou em tratamento com um otorrino - e que disse q nao tem o q fazer por mim, e que em crise devo procurar o pronto socorro. Ja sao 35 dias seguidos em crises, vomitos, tonturas, zumbido no ouvido que chega a enlouquecer e claro - como o zumbido eh muito alto, mal consigo ouvir o que as pessoas dizem. Mas nao consegui seguir o conselho: "
    4- SORRIA. O estress e a ansiedade contribuem em muito para piorar o quadro de tontura e zumbidos. Por isso relax!!" -> eh muito dificil relaxar qdo se esta em crise como eu, o estresse, ansiedade e todas as coisas comecam a dominar. Soh sei que ver as coisas rodando, a sensacao de que cairei mesmo deitada eh horrivel!!!
    Ja nao sei mais a quem recorrer, nem qual medicamento tomar.............(estou sendo medicada sob indicacao medica, nao por conta)..
    Obrigada pela atencao! Otimo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana! Em primeiro lugar devemos buscar a causa da tontura. Você fez o teste de Dix Halpike? Esse é um teste simples que ajuda a encontrar uma das principais causas de tontura "vertigem paroxistica benigna postural", se esse teste der positivo o próximo passo é fazer a manobra de Epley. Como já disse no artigo, há também muitas outras causas. Aconselho a procurar uma segunda opinião médica sobre o seu problema, para que ele possa ser resolvido o mais breve possível. Um abraço

      Excluir
  12. Bom dia Dr. Angela!
    Estava com uma gripe forte e fiz uma viagem com subidas e descidas de serra. Tive crise de labirintite. Acho q foi pela alteração da pressão atmosférica mais a gripe. O que poderia ser feito para prevenção se eu tiver gripado e tiver q viajar novamente? obrigado

    ResponderExcluir
  13. ola dr. meu nome e Rosana . gostei das suas informaçoes ,dr..meu caso e o seguinte;fiz um exame..chamado veng-.nele o resultado e de:vestibulopatia periferica irritativa,passei um ano usando draminb6, ele alivia mais me deixava boa..fui ao médico clinco geral por sinal,q a saúde aqui e uma trsiteza.se e dificil termos um clinico imagine cada médico para cada area..então o mesmo me passou labirin oque n me dei bem..meu estomago.agora estou usando strugeron25 mg.uma vez ao dia. mais n melhoro do meu equlibrio ,,se fico paradas as pernas chega tremer..e sem equilibrio .as vezez choro de desgosto..ja n sei oque toma me der uma luz..obrigado

    ResponderExcluir
  14. Rosana você deve procurar um otorrinolaringologista o mais breve possível pois vc está tomando várias medicações mas parece não saber realmente qual o problema . Muitas medicações tomadas em doses além do necessário poderão causar problemas e efeitos colaterais .

    ResponderExcluir
  15. Olá Dra. Ângela, eu tenho SIDROME VESTIBULAR PERIFERICA IRRITATIVA, o que isto significa em termo, há diferentes tipos de labirintite? Este que eu tenho é tratável?

    ResponderExcluir
  16. Dra.
    Tive uma crise muito forte. Uma dor de cabeça em pressao que migrava de um lado para outro, taquicardia, suava fria e ao contrário de outras pessoas, o mundo não girava e sim uma sensação de flutuação. Tomei a medicação e melhorei bastante. Contudo, passado mais de 40 dias eu ainda sinto um pouco de tontura e enjoo eventual. Isso é norma ? Quanto tempo dura para os sintomas passarem?

    ResponderExcluir
  17. Olá ! Labirintopatia irritativa pode ter quais causas ? Pode ser crônica ??? Fiz cirurgia cervical a após isso nunca mais tive sossego com estas tonturas....É possível está relação ????

    ResponderExcluir
  18. Olá Dra.,
    Estava com crises de tontura e procurei um otorrino que me solicitou uns exames e no meio de um deles eu passei muito mal e precisei parar o exame não podendo realizar no ouvido direito. Mas mesmo assim fui diagnosticada com "síndrome vestibular periférica irritativa a esquerda". O que isso significa? É a mesma coisa que labirintite?

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo seu trabalho, por favor tire uma dúvida minha, toda vez que ando de bicleta subo subida, eu sinto dor de cabeça que melhora quando eu descanso, mas sempre quando faço isso do meu nariz sai um cheiro ruim isso é sempre eu tô com medo o que será? Obrigada e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo seu trabalho, por favor tire uma dúvida minha, toda vez que ando de bicleta subo subida, eu sinto dor de cabeça que melhora quando eu descanso, mas sempre quando faço isso do meu nariz sai um cheiro ruim isso é sempre eu tô com medo o que será? Obrigada e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Olá doutora! Tenho o mesmo problema que o Gutemberg por favor nos esclareça
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Tive há anos uma crise fortíssima de labirintite que se iniciou claramente com "pontos luminosos na visão". Não soube identificar que o enjôo e tonturas que se seguiram fosse pela labirintite, só após 5 dias fui diagnosticada pelo médico. Pergunto: é comum esta "aura da labirintite", este sintomas de pts luminosos na visão? Pergunto isso pois sou psicóloga, e uma pc minha apresentou estes sintomas, seguidos de zumbido e aconselhei-a procurar um otorrino, baseada no que passei. A médica então disse-lhe que nunca ouviu falar neste pródromo da crise de labirintite.

    ResponderExcluir
  23. Olá Doutora, sinto muita tontura, enjoo, zunido no ouvido de vez em quando. Estou tomando Dramin cf. orientação do gastro só não encontrei a causa ainda. Pode ser labirintite? grata, Dani.

    ResponderExcluir
  24. B dia preciso de sua ajuda. Meu pai está tonto faz 3 meses já fiz exames hemograma tudo normal. Mais fiz p exame otoneuro e deu síndrome vestibular .Fiz particular os exames e tô c dificuldade de marcar c médico p retorno. Me ajude com uma medicacao q ele possa tomar pois ele só tem um rim e não é tudo q possa tomar. E ele já tem 73 anos

    ResponderExcluir
  25. Muito boa sua matéria! Explica de maneira sucinta e objetiva.

    ResponderExcluir
  26. cura oral a base de hierbas para el herpes oral en el área genital, información de cura Herpes STD Información y recursos sobre el herpes oral en el área genital. medicina herbaria cura información del herpes :: su recurso para la cura Herpes oral en el área genital, herpes oral en el área genital Recurso de información y cura de hierbas! Herpes Information le proporciona todo su herpes oral en los recursos del área genital e información de cura que le permite aprender y curar las ETS. La mayoría de las enfermedades de transmisión sexual mencionadas aquí no son completamente curables, excepto con el uso de la medicina a base de hierbas del Dr. Akhigbe, que es el mejor médico para curar el herpes y otras enfermedades como el vih / sida, el herpes, la diabetes, el cáncer, las hepatidades a y b, etc. Con su medicina herbal me diagnosticaron herpes hace dos años, fui curado por este gran doctor Akhigbe, el padrino de la herboristería. Lo encontré en Internet cuando buscaba una solución y estaba frustrado y cansado de la vida debido a estos mortales herpes, el doctor akhigbe me devolvió la vida. Para obtener más información y asistencia, póngase en contacto con él a través de este correo electrónico drrealakhigbe@gmail.com o whatapp him +2348142454860

    ResponderExcluir