quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dra estou com a SINUSITE ATACADA, o que fazer?

Muitos pacientes vêm ao meu consultório com a queixa : dra estou com a " sinusite atacada"!
Para esclarecer dúvidas e ajudá-los a entender o correto tratamento sobre esse mal, a tal sinusite, escrevo neste post.

Afinal, o que é a sinusite?

A sinusite, ou melhor rinossinusite, é a inflamação da mucosa nasal e paranasal. Causada por vírus, bactérias ou fungos.
Os seios paranasais são espaços cheios de ar no crânio (atrás da testa, do osso nasal, das bochechas e dos olhos) que são revestidos de membranas mucosas. Normalmente, o muco consegue ser drenado e o ar pode circular.
Quando as aberturas dos seios nasais se bloqueiam ou há muito acúmulo de muco, as bactérias e outros germes podem crescer com mais facilidade.


Por que tenho sinusite toda vez que fico resfriado?

O que ocorre em maior frequencia é um quadro de resfriado se arrastar por longo período, mais de 10 dias , facilitando a infecção bacteriana nos seios paranasais e proprorcionando o acúmulo de muco, como toda a mucosa está inflamada este muco não consegue ser drenado.

Se isso ocorre com frequencia , mais de 4x ao ano ou 3x em 6 meses, você deve investigar fatores que podem proprocionar esta infecção, como alterações anatômicas, entre elas desvio de septo nasal, doenças como pólipos nasais, alterações da imunidade e outros


O importante é procurar um especialista e investigar.

Os sintomas incluem:
  • Mau hálito ou perda do olfato
  • Tosse, muitas vezes pior durante a noite
  • Fadiga e mal-estar generalizado
  • Febre
  • Dor de cabeça – dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial
  • Congestão nasal e secreção
  • Dor de garganta e gotejamento pós-nasal

 
Os sintomas da sinusite crônica são os mesmos que os da sinusite aguda, mas tendem a ser mais suaves e duram mais de 12 semanas.

Nas crianças os sintomas diferem um pouco:
Doenças respiratórias que vêm melhorando e começam a piorar , febre, secreção nasal mais escura, por pelo menos 3 dias , secreção nasal, com ou sem tosse, presente por mais de 10 dias e que não melhora. O mais comum são tosses que pioram durante a noite, quando a criança deita.

Mas afinal tem cura ou não?

Rinossinusite tem cura sim, e este deve ser dirigido de acordo com a causa da doença.

1- o que você pode fazer:
  • Beba muito líquido para diluir o muco
  • Inale vapor de 2 a 4 vezes por dia (por exemplo, sentado no banheiro com o chuveiro ligado)
  • Use spray com solução salina no nariz várias vezes ao dia , ou seja lavar o nariz com soro fisiológico deve ter a mesma rotina de escovar os dentes, deve ser feito TODOS os dias.
  • Use um umidificador
O vasoconstrictor em spray ( aquele que desentope o nariz rapidamente) deve ser usado por no máximo 5 dias, além disso pode trazer maleficios para mucosa nasal, perdendendo seu efeito em longo prazo ou causar perfuração de septo nasal, arritimias cardíacas também podem ocorrer.
  • Evite viajar de avião se estiver congestionado
  • Evite temperaturas extremas, mudanças bruscas de temperatura e curvatura para frente com a cabeça baixa
  • Experimente tomar dipirona, paracetamol ou ibuprofeno
2- Medicamentos e outros tratamentos:

Em geral, não são necessários antibióticos para a sinusite aguda. A maior parte dessas infecções desaparece sozinha. Mesmo quando os antibióticos ajudam, eles podem simplesmente reduzir um pouco o tempo em que você ou seu filho fica doente.
O antibióticos devem ser receitados pelo seu médico.
 Os sprays nasais com corticoides e anti-histamínicos podem ser usados para diminuir o inchaço, principalmente se existirem pólipos nasais ou alergias.

É necessário cirurgia?

Uma cirurgia para limpar e drenar os seios nasais pode ser necessária, principalmente em pacientes cujos sintomas persistam depois de 3 meses apesar do tratamento médico ou em pacientes que tenham mais de dois ou três episódios de sinusite aguda por ano. Um otorrinolaringologista pode realizar essa cirurgia.
A maioria das infecções fúngicas nos seios nasais requer cirurgia. A correção cirúrgica do desvio de septo ou de pólipos nasais pode prevenir a reincidência da doença.

Procure o seu médico nas seguintes situações:
  • Os sintomas persistirem  ou piorarem mesmo após tratamento com antibióticos por 24-48h;
  • Tiver uma dor de cabeça severa  que não pode ser aliviada com analgésicos de venda livre;
  • Tiver alterações na visão durante uma infecção dos seios nasais ou vomitos importantes.
Uma secreção nasal verde ou amarela não necessariamente indica uma infecção nos seios nem necessita de antibióticos.

Como prevenir?

Coma muitas frutas e vegetais, que são ricos em vitaminas e antioxidantes e outros químicos que podem estimular seu sistema imunológico e ajudar seu corpo a resistir à infecção ;
Tome a vacina contra a gripe todos os anos;
Reduza o estresse;
Lave suas mãos frequentemente, especialmente depois de apertar a mão de outras pessoas;
Evite fumaça e poluição;
Beba muito líquido para aumentar a hidratação do corpo;
Trate as alergias rápida e adequadamente;
Use um umidificador para aumentar a hidratação do nariz e dos seios nasais .
Lave o nariz com soro fisiologico abundantemente

39 comentários:

  1. Olá Dra. Ângela, estou sempre acompanhando o seu post.
    Nese blog podemos extrair informações sérias e corriqueiras sobre a nossa saúde.

    Não vou mais precisar ir no médico!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Átila fico feliz em saber que posso ajudar com estes posts.
    Conscientização da própria saúde é muito importante, porém nunca deixe de ir ao médico para uma consulta casa sinta necessário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dra. Ângela, td bem?
    Tenho 30 anos e faço tratamento para Rinite Alérgica. Na verdade, em relação à rinite, não sinto mais os sintomas das alergias. Neste aspecto, o tratamento com os medicamentos Fluimare, Busonid e vacinas, teve um resultado fantástico, 100%. Desde que iniciei o tratamento e foi diagnosticado a Rinite alérgica, não sinusite, através de exames com o otorrrino e tomografia computadorizada tenho exalado um cheiro ruim no nariz. Meu otorrino afirma que não tenho sinusite e esse cheiro trata-se de bactérias internas. Em contato com o vento, às vezes, sinto um cheiro estranho. Mas as pessoas ao redor sentem. Meu médico receitou o antibiótico levofloxacina 500 mg, durante 10 dias. Depois desse período, voltei ne comuniquei q o cheiro continuava. Então, foi receitado o mesmo medicamento por 20 dias. Depois dos 20 dias, tenho percebido uma melhora, mas o cheiro ainda persiste. Sabendo que Rinite alérgica não tem odor nasal, gostaria de saber se esse mal cheiro é esperado em alguns casos, ou muito raro? Só antibiótico resolve? A Senhora poderia me oferecer alguma perspectiva sobre, no meu caso, se tratar de outro diagnótico, outra doença, para que eu conversase com meu otorrino? Nestes casos, o tratamento demora mesmo? E finalmente, como me curar definitivamente desse cheiro? (Cuido muito do meu nariz, sigo o tratamento corretamente, faço limpeza diária). Por favor, gostaria de alguns conselhos ou informações que me ajudassem! Muito Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O mau cheiro pode ser objetivo quando outras pessoas sentem tambem ou somente subjetivo quando voce e mais ninguem percebem o odor ruim.
      Alguns casos de rinite podem causar esse odor ruim como a rinite atrófica , nesse caso voce deve retirar qualquer crosta que estiver no região nasal ou rinofaringe , observado somente com a nasoendoscopia flexível. Na rinite atrófica ozenosa o cheiro é muito ruim e realmente pode haver colonização de bacterias e fungos em crostas nasais, devendo estar ser retiradas periodicamente, associada a lavagem nasal constante.
      Há tambem outros casos de mal cheiro nas narinas como sinusites, corpos estranhos, neoplasias e granulomas, não parecendo ser o seu caso. Acredito que voce possa continuar a investigação do seu caso com seu médico de confiança para o tratamento mais adequado, Um abraço.

      Excluir
  4. Dra. Ângela, td bem?

    Tenho o mesmo problema da pessoa acima.Tenho rinite alergica com hipertrofia dos cornetos.

    Sei que um dos sintomas da hipertrofia dos cornetos é a Retenção de secreções nasais.

    Essas secreções podem causar o mau cheiro nasal?
    O mau cheiro pode persistir mesmo fazendo lavagens nasais?
    É verdade que a rinite alérgica não causa o mau cheiro nasal?

    Gostaria muito que a Dra tirasse essas minhas dúvidas porfavor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente secreções nasais podem causar mal cheiro, principalmente se ficarem muito tempo na região das cavidades nasais, ou fossas nasais, por isso é imprescindível que as lavagens nasais sejam feitas diariamente. Não é comum as rinites alergicas terem odor ruim. Caso o mal cheiro persista procure um médico otorrinolaringologista para analisar seu caso caso com mais cuidado, solicitando exames complementares se houver necessidade, como nasolaringoscopia ou tomografia computadorizada. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá bom dia!Dra Ângela meu nome é JOELMA tenho 30 anos eu sofro muito com a minha sinusite fico enjoada a testa dói muito fico com os ouvidos entupidos isso é normal é sintomas da sinusite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma existem outros sintomas associados para se dar um diagnóstico de sinusite, o ideal é que vc procure um profissional otorrinolaringologista que fará perguntas específicas e um axame físico completo, para dar a vc um diagnóstico correto e ajudá-la adequadamente.
      um abraço
      Dra Angela Rubia

      Excluir
  6. Dra Ângela estava com gripe, mas o meu nariz continuou entupido, quando fui suar o nariz, entupiu os meus ouvidos, senti uma tontura horrível, uma vontade de desmaiar, e uma dor de cabeça na região da testa.... gostaria de saber se estes sintomas e de sinusite??


    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sintomas indicam estado inflamatório da região da via respiratória alta. Rinossinusite que pode ter causa viral. Um abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde Dra.
    Por favor me ajude!
    Depois de ser socorrida na sexta-feira (14/12) por causa de uma forte dor de cabeça (que vem sendo persistente desde o começo do mês de dezembro), fizeram uma tomografia, onde detectaram a sinusite. A médica da emergência que me atendeu, me mandou tomar claritromicina e nimesulida por 10 dias, porém, tenho me sentido muito mal mesmo com a medicação, a cabeça roda, a pressão cai, e tem hora que parece que perco todos os sentidos. Ontem tive que tomar ibuprofeno para controlar um pouco a dor.
    No sábado pela manhã fui parar no PS novamente, me deram duas doses de tramal. Fiquei dopada.
    Dra. será que é a medicação que esta me fazendo mal? É bom suspender? Talvez a nimesulida?
    Já fui encaminhada para passar em consulta com otorrino, mas hospital público, só tem vaga para fevereiro.
    Por favor me ajude!!!
    Muito obrigada Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, a medicação adequada realmente só pode ser analisada após uma consulta médica adequada. O que também recomendo é frente ao diagnóstico de sinusite bacteriana, após 3 dias de antibiótico oral deve haver melhora dos sintomas, caso contrário é recomendado trocar a medicação. Mas como disse, essa medicação somente pode ser prescrita após uma adequada anamnese e exame físico. Procure um otorrinolaringologista de sua confiança. Um grande abraço.

      Excluir
  8. olá,quando como certos tipos de alimentos sai um cheiro ruim do nariz,parece bafo de cachorro novinho. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido, isso só pode ser ranho FIDÍDO

      Excluir
  9. Dra ângela, eu estou com o meu peito atacado, quando eu respiro ele meio que fais barulho, e se eu puxo muito o ar ou solto muito eu começo a tossir.
    a senhora poderia me ajudar?
    tenho 13 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre gosto de ratificar, uma boa consulta com exame clnico e físico são necessários para esclarecer cada caso, pois cada paciente deve ser tratado de forma individualizada, recomendo procurar um médico para consultá-lo pessoalmente.

      Excluir
  10. tenho sinusite muito forte parece que o cheiro que sai e totalmente podre munca fui a medico para ver tenho que tomar todo dia um dor flex e uma novangina para para a sinosite o que fazer ja tomei varioa remedios tentei pela buchinha do norte e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo procurar um médico para vc saber se realmente possui sinusite e a causa, pois é necessário exame físico e consulta pessoalmente para ajudá-lo

      Excluir
  11. Dra. fiz a cirugia de desvio de septo a 50 dias e até o momento continua saindo muco isto é normal.

    Obs: continua o mal cheiro

    ResponderExcluir
  12. Dra.Angela eu tenho um problema,que saí um mau cheiro pelo meu nariz,eu ja fui ao otorrino e ele pediu que eu tirasse raio-x dos seios da face.Nesse exame apenas deu uma mucosa nos seios da minha face,ele viu a chapa e apenas disse que na regiao branca,qnt mais preta fosse melhor era,e depois disso nao disse mais nada.Outro exame que ele me pediu foi,nasofaringologia(eu acho que se escreve assim,é tipo de uma endoscopia nazal)nesse exame não deu ABSOLUTAMENTE NADA,ate meu canal da sinusite esta limpo,normal.Mas enfim dra.eu continuo exalando esse fedor pelo meu nariz,e o pior que não é só eu que sinto,pois eu trabalho c o publico(sou vendedora)então ja viu né?!como o povo fala.O dr.q eu passei disse que isso pode ser tbm da minha cabeça do psicologico,mas acho q nao é nd disso,pq as vezes eu sinto como se fosse catarro qnd eu engulo ,msm nao estando gripada ou c o nariz escorrendo.Entao dra.nao sei mais o que fazer,sera que a senhora pode me ajudar,postando alguma coisa?...Agradeço desde..(ah esqueci de falar outra coisa eu tenho desvio de septo,mas o medico disse tbm que isso nao interferia em nada)..Bom se a senhora puder me ajudar eu vou agradecer mto mto.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dra Ângela , estou com minha sinusite atacada , e está horrivel , estou com dor de cabeça , dor de dente , não para de espirrar, uma tosse chatinha o que posso fazer para melhorar ? beijos , e obrigada desde já

    ResponderExcluir
  14. olá Dra. minha avó está com a sinusite dela muito atacada,ja fizemos de tudo para sarar mas no adiantou ela esta sentindo muita dor de cabeça e esta com dondura por causa da sinusite gostaria de saber se tem algum tipo de remedio ou remedio caseiro que podemos fazer para melhorar porque ela esta com muita dor e ja vai fazer 1 mes que ela esta assim. Deste ja agradeço muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Dr Angela. Eu tenho Sinusite Cronica, ja fiz aguns tratamentos com antibioticos e parei.
    Minha dor de cabeça ultimamente tem aumentado e comecei a perceber que na minha testa onde sinto muita dor esta um buraco. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Dr Angela, meu pai está com sinusite e sentiu um mau cheiro na lágrima dele, isso pode ser algum sintoma da doença?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom estes post.

    Obrigado Doutora!

    Me enquadro nas dúvidas colocadas acima e suas respostas me ajudaram bastante.
    Sergio Teodoro

    ResponderExcluir
  18. Doutora ando muito mal estar, vômitos e uma dor de cabeça forte. O que posso tomar quando sentir essa azia??? Tem algum alimento que eu não possa comer???

    ResponderExcluir
  19. dra eu tenho renite e sinto muita dor de cabeça eu também não consigo sinti cheiro de nada queria saber se adra poderia mi dezer alguma coisa/

    ResponderExcluir
  20. Olá Dra. Bom dia, eu sou Meury silva moro no interior de Rondonia numa cidade chamada Cerejeiras, por aqui não tem medicos especialistas em sinusite ou enxaqueca eu não tenho condições de sair pra fora em busca de solução.
    O jeito é sivira com clinico geral mesmo, a quase des anos tenho sinusite e enxaqueca só que de um ano pra cá piorou muito, minha vida parou eu tiro raiox da face da pra ver a inflamação que tem muita mas ja tomei tudo qui e remedio que o medico passou já fiz remedios caseiros até agora nada, meu rosto incha, não estou ouvindo bem e minha garganta está sempre inflamada o último remedio que tomei foi o Sinot clav mas sem nenhum resultado.
    Dra o que eu faço pra conseguir acabar com essa infecção e ter um pouco di paz que a muito tempo não tenho mais se for possivel me responder ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dra bom dia, eu sou Meury silva moro no interior de Rondonia numa cidade chamada Cerejeiras.
    Sofro muito com dor de cabeça, tenho sinusite e enxaqueca, já tomei varios tipos de remedios para acabar com a inflamação mas nada resolve, quando tiro um raiox da face da pra ver o tanto de infecção que tem, o último antibiótico que tomei foi Sinot clav mas sem resultado.
    Dra o que eu faço pra ter um pouco de paz que a muito tempo não tenho mais, são dias e mais dias, noites e noites, as vezes acho que vai explodir uma veia lá dentro, por favor me ajuda fico muito grata.
    eu só tenho facebook mas não consegui postar por ele então postei anônimo mesmo ok!!! Aguardo ansiosamente por uma resposta.Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Doutora, há um tempo fiquei com o nariz completamente congestionado e sentia o catarro na parte superior da face, quase indo para os ouvidos. Isso passou, mas depois de uns dias (há duas semanas) meu ouvido esquerdo entupiu e há quase uma semana começou um zumbido nesse ouvido que não para nunca. Será que esse ouvido entupido pode ser por catarro? Se for ele pode desobstruir sozinho com o tempo?

    ResponderExcluir
  23. Doutora a minha filha tem OZENA,faz tratamento á 10anos e nunca melhorou o mau cheiro;ela perdeu o ofato ela recebe bullying o que eu faço melhorar o caso dela

    ResponderExcluir
  24. Paula:oi estou com sinusite muito forte a secreçao esta saindo com um cheiro horrivel o que fazer?

    ResponderExcluir
  25. Olá, Doutora!

    Além do mau cheiro que sinto exalar em meu nariz, devido a sinusite, também tenho outro problema, as minhas amígdalas, sai uma especie de grão, a coisa é amarela e fede para caramba, e me incomoda bastante, já nem consigo arranjar namorado, devido este constrangimento, é centésimo namorado que perco por causa deste bruta mau cheiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. oi doutora ja nao sei o que faço com o meu nariz pois vivo sempre com secreçao nas vias aereas , tento assuar mais ela nao sai fica estacionada , e sinto um cheiro ruim e doi muito meu estomago .tenho adenoide ja fiz varios tratamentos mais sem sucesso.

    ResponderExcluir
  27. Oi doutora Angela, ja faz umas quatro semanas que eu estou com meu ouvido emtupido, e pra piorar ta com um mal chriro orrivel, já fui no medico e tomei amoxilina maiis nao adiantou de nada, sabe me informar o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Oi doutora eu nunca tive sinusite em minha vida, mas esse ano eu tive um resfriado forte e estava tratando como sempre faço para tratar resfriados, mas precisei viajar e na van onde eu fui sentei em um local onde era a saída central do ar condicionado, me agasalhei mas neu rosto ficou pegando tida aquela friagem, no dia seguinte o resfriado piorou, tosse, muita secreção meus ouvidos taparam eu nunca tinha sentido isso e sentia uma pressão muito forte na cabeça precurei um médico ela fez o rx de face e disse que era sinusite, me rexeitou amoxicilina e ácido clavulanico ,busonid, fexofenadina, nebulização com berotec e atrovent ,ja tem 6 dias que to tomando meua ouvidos ja estão melhores mas ainda sinto uma chieira e ainda tem muita secreção e hj quando fui suar o nariz tive uma tonteira muito forte isso é normal e essa secreção com um antibiótico tão forte ja não era para ter acabado? ??

    ResponderExcluir
  29. doutora tenho desvio de septo nasal o que fazer

    ResponderExcluir
  30. Dra estou suuuper mal com uma dor de cabeça terrível um momte de secreção uma tosse quando olho pra baixo a cabeça dói mais ainda. ..... acho que é sinusite. .... pois ja tive esses mesmo sintomas uns anos atrás. .....
    So que fui no médico duas vezes e ngm resolveu nd ..... ja faz tres semanas que estou assim
    Ai Dra me ajuda
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir