quarta-feira, 13 de julho de 2011

Síndrome da Lágrima de Crocodilo

Síndrome das lágrimas de crocodilo ou síndrome de Bogorad ( reflexo gustolacrimal ), é uma síndrome que ocorre como complicação após uma paralisia facial. Ocorre devido uma regeneração anômala das fibras nervosas do nervo facial para as glandulas lacrimais. A incidência desta complicação é rara e varia nas literaturas em 6 a 3 % nos casos de paralisia facial crônica.
Nesta rara complicação, os pacientes lacrimejam unilateralmente enquanto estão mastigando ou consumindo bebidas.
Ao atender paciente com esta patologia fui  procurar os tratamentos mais usados. Incluem neste tratamento a cirurgia de ablação do nervo vidiano e recentemente observado o uso de  toxina botulínica.

Em um artigo do LARINGOSCOPE (maio 2008) mostra a eficácia e segurança deste tratamento na Otorrinolaringologia em um total de 261 pacientes para as mais diversas indicações como sialorréia , blefaroespasmo, disfonia espasmódica entre outros.  A aplicação transconjutival através da pálpebra na glândula lacrimal foi de 17,5 MU do Dyspot por um grupo e de 2,5 a 5 MU de Botox por glândula por outro grupo estudado. Houveram 25% de ptose como complicações ao uso da toxina. Acredito que o uso em baixas doses possa diminuir esse risco.

2 comentários:

  1. Tive Paralisia Facial, e sofro desse problema de Lágrima de Crocodilo,como faço esse tratamento?

    ResponderExcluir
  2. ola tive um acidente e paralisou a minha face do rosto direito agora fica lagrimejando o olho e escorrendo o nariz toda vez que mastigo ou bebo alguma coisa tem remedio para isso

    ResponderExcluir