sexta-feira, 22 de julho de 2011

Saúde de um BOM SONO

Tenho observado a procura crescente em meu consultório de pacientes a respeito do ronco e apnéia. A SAOS (Sindrome da Apnéia Obstrutiva do Sono) é uma doença que aflige milhares de pessoas levando a agravar sua saúde física, mental e social. Já cheguei até ouvi histórias de pacientes que se separaram do cônjuge porque não suportavam o ronco.
 Este distúrbio faz com que a pessoa muito mais do que atrapalhar o companheiro de quarto,  tenha sua saúde prejudicada, pois nos momentos em que ocorre a parada respiratória o nível de oxigênio cai no sangue levando a um stress para todo o corpo como aumento da pressão sanguínea, cansaço físico, má disposição durante o dia, problemas de atenção e memória. Além do maior número de acidentes.

O tratamento é multidisciplinar e exige muita participação do paciente. Pois requer além da orientação médica, mudanças de comportamento como alimentação noturna leve, redução do peso, ambiente para dormir calmo sem barulhos ou agitos. Alguns pacientes de beneficiam de cirurgias ou até mesmo o uso do de aparelhos que fornecem oxigênio durante a noite. O tratamento lembrando é individualizado.


Aqui vai um vídeo muito interessante que poderá ajudá-lo a entender melhor porque ocorrem o ronco e a apnéia durante o sono. Ele dura cerca de 10 minnutos e está em inglês, mas para aqueles que não são experts na lingua inglesa as imagens também são muito interessantes.

2 comentários:

  1. Olá eu estou com muita dor na face e nas buchas, tomei antibióticos só no final sai pus mas continua doendo ainda muito

    ResponderExcluir