quarta-feira, 13 de julho de 2011

Síndrome da Ardência Bucal

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é caracterizada pelos sintomas que o próprio nome da síndrome sugere, a boca arde, alguns pacientes relatam sensação constante de ter comido pimenta, podendo ocorrer  somente na lingua, mucosas jugais ou mesmo em todo interior da boca sem que haja um dano físico. A maioria dos pacientes são mulheres após os 50 anos mas pode ocorrer em homens também. Existem diversos fatores locais que podem agravar o quadro como fumo, álcool, refluxo gastroesfágico, próteses dentárias mal adaptadas. Deve-se descartar também  possíveis infecções fungicas como as do gênero da Cândida. Medicamentos de uso crônico também tem sido apontados como captopril e alguns  antidepressivos. Algumas doenças causam sensação de ardência bucal como Sindrome de Sjogren, anemias, deficiências hormonais e radioterapia.
Quando identificamos uma destas causas o tratamento é mais fácil, porém em algumas situações isso não é possível e a Síndrome da Ardência Bucal comporta-se como uma neuropatia periférica. Tratando este distúrbio como uma neuropatia, após descartar todos os outros fatores, obtive sucesso com o uso da Carbamazepina pequenas doses ( 200 mg /d) por 3 meses, com melhora total dos sintomas.
A SAB é um desafio para todos. Por isso devemos compartilhar nossas experiências e acrescentar o rol de tratamentos possiveis

6 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar sobre isso! É... Temos q dar mais atenção aos nossos pacientes!

    ResponderExcluir
  2. Como dermatologista provavelmente aguém vai aparecer com estes sintomas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Um amigo dentista, o Bruno , atendendo e estudando pacientes com Síndrome da Ardência Bucal relatou alivio dos sintomas prescrevendo aos pacientes muita hidratação (beber muita água)e uso de uma pasta dental "Paradontax".

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr.a Ângela! Eu tenho esta síndrome e estou fazendo um tratamento acompanhada do médico com a gabapentina. Obtive uma melhora considerável mas ainda assim a ardência me imcomoda no ato de falar inclusive. Li que você obteve sucesso com a Carbamazepina (200mg ao dia). No caso, pensei em falar com o meu médico para tentarmos a Carbamazepina então já que a sr.a conseguiu a remissão total dos sintomas com ela. No caso, a sr.a dividiu em quantas doses por dia? Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento em alguns casos visa a melhora sintomática semelhante a neuropatia periférica, converse com o seu médico sobre a dosagem inicial e o tempo de tratamento pois cada caso é singular e somente após exame médico completo é possível traçar uma proposta terapêutica individualizada.

      Excluir
  5. 5 Best GIFs for '5 Minute' (by YouTube) - VideoDigger.cc
    4. A-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A videodl.cc K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: 유튜브 음원 추출 A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: deccasino A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN: A K-Z-TALK-IN

    ResponderExcluir