domingo, 17 de julho de 2011

10 mitos comuns sobre resfriado e a gripe

Vejam algumas dicas úteis sobre o resfriado comum e a gripe. Este artigo mostra  o que os especialistas dizem sobre o assunto. Matéria publicada na ABC News - New York/EUA.

1. Fato ou mito? Se você receber a vacina contra a gripe muito cedo no ano, sua proteção vai acabar  antes de terminar de temporada de gripe.
Resposta: mito

A vacina da gripe - uma vez estocado e reservado para as pessoas mais vulneráveis - agora é prontamente disponível e recomendado para todos, por isso que alguns médicos recebem suas remessas tão cedo como agosto (antes do inverno nos EUA).
"Agora ouvi, nesta temporada, várias vezes, que você deve esperar até Novembro (inicio do inverno nos EUA) porque sua proteção pode não durar até fevereiro," quando você está estatisticamente mais provável obter a gripe, disse o Dr. William Schaffner, Presidente do departamento de medicina preventiva de Vanderbilt Medical School. Mas a vacina dura pelo menos um ano, disse ele.
Schaffner disse que ouviu isso mais expressamente entre os pacientes mais velhos. "Você pode obter vacinados agora, e sua proteção persistirá," ele disse. A proteção dura 1 ano.

2- Fato ou mito? Você pode pegar a gripe de uma vacina contra a gripe.
Resposta: mito
"Esse é o maior mito, realmente enorme. E inibe muitas pessoas a obterem sua proteção antigripal ,"disse Schaffner.

A idéia nasce a partir do equívoco popular que a vacina contra a gripe é uma forma enfraquecida do vírus da gripe. A vacina da gripe contém componentes do vírus da gripe, mas não uma forma completa do vírus.
A razão porque muitos podem acreditar que a vacina pode causar a gripe, disse Schaffner, é que as pessoas tendem a receber a vacina contra a gripe em Outubro ou Novembro (ínicio do inverno Americano) e, em seguida, pegam o  resfriado de outra pessoa. Uma vez que os vírus que causam resfriado são contagiosos 24 horas antes que os sintomas apareçam, alguém que tenha recebido a vacina e, em seguida, pegou um resfriado pode acreditar que ele ou ela tem a gripe e não conseguem pensar em outra fonte porque a pessoa a quem eles tiveram contato não aparece estar doente. Claro, nos últimos anos, uma outra forma da vacina da gripe - um spray nasal, conhecido como FluMist - também se tornou popular.

O spray nasal, Schaffner, explica, é um "vírus domesticado". Neste caso, foi projetada para multiplicar no nariz, mas que não pode sobreviver no resto do corpo, porque o resto do corpo é um grau ou dois mais quentes do que o nariz e o vírus é incapaz de multiplicar a essa temperatura mais elevada. "É um milagre da ciência moderna", disse ele. No entanto, a forma de spray nasal da vacina contra a gripe pode deixar alguém sintomático para um dia com um corrimento nasal e uma dor de garganta. "Que é um pequeno preço a pagar, na minha opinião," disse Schaffner.

3- Fato ou mito? Estresse aumenta suas chances de pegar um resfriado ou gripe.
Resposta: indeterminada.
"Esta é uma pergunta muito boa e uma pergunta para o qual  não sabemos todas as respostas," disse Dra Erica Brownfield, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory.
Mas enquanto a medicina pode não ser capaz de dizer-nos se estresse aumenta o risco de pegar um resfriado ou gripe,o estresse pode fazer qualquer uma dessas condições pior uma vez que você as tenha.

"O que nós sabemos é que as pessoas que estão sob estresse crônico são provavelmente mais susceptíveis de desenvolver complicações de uma gripe ou resfriado," disse Brownfield. Enquanto pessoas precisam relaxar porque estão doentes, a ansiedade crônica pode aumentar o risco de infecções. "Para aqueles indivíduos que têm estresse agudo na sua vida, eles não deveriam estar preocupados em desenvolver mais gripes e resfriados sob circunstâncias típicas," disse Brownfield.
4- Fato ou mito? Ficar com roupa molhada, sair no frio com o cabelo molhado ou simplesmente sair no frio podem aumentar suas chances de pegar um resfriado.

Resposta: mito
"Não, sair no frio ou ficar no frio com a roupa molhada não aumentam sua chance de ter um resfriado ou gripe," disse Dr. Jon Abramson, Presidente do departamento de Pediatria no Wake Forest University Batista Medical Center. "Este é um dos mitos que existem tanto sobre o resfriado comum ou a gripe, e claramente vários estudos não comprovam este fato".

Uma vez que este o mito persiste, o provável motivo por trás dele é o aumento de casos quando a temperatura cai nos Estados Unidos. "É verdade, no entanto, [que] o vírus da gripe circula principalmente no Outono e o Inverno, e que portanto, você vê gripe muito mais durante esse tempo do que o resto do ano em países de clima temperado, como os Estados Unidos," disse Abramson. Enquanto os vírus são mais comuns durante estas épocas do ano, o consenso entre os médicos parece ser que isto é causado pelo povo ficar dentro de casa para evitar o frio - não do frio propriamente dito.
5. Fato ou mito? Voando em um avião vai aumentar o risco de pegar um resfriado ou gripe.

Resposta: fato

Estar em um avião pode aumentar seu risco de gripe, mas não está claro se o motivo é por estar em temperaturas mais baixas ou por estar em um ambiente fechado com várias pessoas.. "Eu acho que a qualquer momento em  que você está em um grupo maior de pessoas, o risco de você  pegar um resfriado ou  gripe é maior. Temos tendência para pegar estas doenças de outras pessoas. E então quando você está no meio da multidão, a probabilidade de que você vai entrar em contato com alguém que está infectado naturalmente sobe,"disse o Dr. Ronald Turner, pediatra da Universidade de Virginia School of Medicine.
O maior risco de resfriado pode não ser de estranhos no meio da multidão, mas de pequenos perto de você. "Os tipos de interações que são associados com resfriados mais tipicamente são os tipos de interação que temos com as crianças, onde a interação é mais direta e talvez menos protegida. E essas situações são as situações em que é mais provável pegar um resfriado", disse Turner.


6-Fato ou mito? Echinacea ou zinco pode ajudar a evitar ou encurtar a duração de um resfriado.

Resposta: Provavelmente um mito

Zinco e echinacea tiveram uma série de estudos realizados sobre eles, e não se demonstrou conclusivamente ajudar na batalha contra os resfriados.
"Há uma série de estudos que têm sido feito olhando para o efeito do zinco, principalmente sobre a gravidade da doença e a duração da doença,", disse Turner.
"Eu acho que é um pouco difícil saber exatamente qual é a resposta final para o zinco agora, embora, na minha opinião, eu suspeito que ele não tem  impacto sobre o resfriado comum", disse ele.
7-Fato ou mito? Colocando roupas ou cobrindo-se em cobertores extra pode ajudá-lo a "suar" um resfriado.
Resposta: mito

A frustração com uma doença que não se pode curar pode levar a essas tentativas, explicou o Dra. Lisa Bernstein, professora assistente da Universidade de Medicina de Emory.

"Infelizmente nós não tivemos meios inteligentes o suficiente na medicina moderna para curar o resfriado comum, assim  muitas pessoas estão à procura de sua própria maneira de fazê-lo. Um desses é possivelmente cobrir-se com cobertores e tentar suar o resfriado."
8-Fato ou mito? "Alimente-se na gripe e mate a febre" 
Resposta: mito

Independentemente de qual versão você já ouviu falar, você não vai ouvir de seu médico."Que é um conto antigo de esposas para dizer que deve-se alimentar  na gripe e mata a febre,"disse Bernstein.
Forçar-se comer não é adequado, disse ela.
"Muitas vezes quando temos um resfriado ou gripe, perdemos nosso apetite, e que é muito, muito comum. Não é importante forçar-se  a alimentar. " Em vez disso, você deve se concentrar em beber bastante. "É muito importante manter-se hidratado quando você tem infecção respiratória  ou um resfriado e especialmente a gripe, também, porque quando você sua muito você vai perder muito líquido," disse Bernstein.
9-Fato ou mito? Sopa de galinha, líquidos quentes ou mel podem ajudá-lo a se sentir melhor quanto mais cedo se você tem um resfriado.
Resposta: fato

"Você pode ter ouvido de sua mãe ou sua avó dizer que a sopa de galinha é a cura para o resfriado comum," disse Bernstein. Enquanto esta dica vai, pelo menos, que o médico do século XII Maimonides (que alguns historiadores acreditam que ouviu da mãe), é agora sólida a evidência médica por trás de um remédio que foi apenas uma vez considerada como meramente um conforto alimentar.

"Mesmo Maimônides, anos e anos atrás, disseram que a sopa de galinha é uma grande medicação como alimento. Mas coisas como a sopa de galinha, até recentemente, foram pensadas em ajudar apenas por ser um líquido quente que iria acalmar as passagens nasais, melhorar a secreção mucosa  fazer  você se sentir melhor por comer algo quente,"disse Bernstein.

Em 2000, pesquisadores da Universidade de Nebraska mostraram que este velho remédio tinha benefícios mais amplos. "Um estudo mostrou que ele realmente tem um efeito anti-inflamatório, mobilizando os neutrófilos ou células inflamatórias e torná-los a trabalhar um pouco melhor - e também mantendo o muco no nariz movendo-se para que o vírus, que se senta no nariz, seja expelido mais facilmente, talvez, potencialmente, ter melhora mais rápida," explicou Bernstein.

A prova não é tão clara em outras soluções de origem alimentar, no entanto. "Coisas como chá quente ou mel ou outros alimentos, no entanto, não se revelaram ajudar . Embora eles possam fazer você se sentir melhor e ter seu efeito calmante,"disse Bernstein.

"Portanto, é importante manter se hidratado e se você gosta de galinha sopa, vá em frente."
Comer pode ajudar, mas não quando ele é forçado. "É importante beber muitos líquidos e tentar comer tanto quanto possível e manter a boa nutrição quando você está doente. No entanto, não é absolutamente importante manter-se com  fome ou a comer demais para tratar qualquer uma destas condições,"disse Bernstein.

10-Fato ou mito? Não há nenhuma maneira de reduzir a duração de um resfriado ou gripe.

Resposta: mito
"Se você pegar gripe e tomar um antiviral  nas primeiras horas da doença pode realmente diminuir a duração da doença," disse Schaffner.
Mas a chave para cortar a gripe é  agir imediatamente. "Você deve procurar o médico nas primeiras 48 horas", disse ele.

6 comentários:

  1. Muito interessante estas questões. Às vezes, a gente crê em coisas que não fazem sentido algum, mas como já estão no ideário popular a gente só vai passando pra frente.

    ResponderExcluir
  2. Posta pra gente a diferença entre gripe e resfriado. Dá pra tomar antiretroviral no resfriado e qual?

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo , muitas vezes fazemos coisas baseadas em "mitos", crendices. Tomar antiretroviral é muito comum entre os americanos, aqui no Brasil não é uma atitude popularizada devido o quadro limitado (de 1 a 2 sem).
    As orientações notam que os medicamentos antivirais podem diminuir a gravidade e duração da doença da gripe e pode reduzir o risco de doença grave, mortalidade e outras complicações. Tratamento ou profilaxia com medicamentos antivirais não é necessário para a maioria dos indivíduos saudáveis com uma doença compatível com influenza não complicada ou para aqueles que parecem estar a recuperar-se da gripe. Todas as pessoas hospitalizadas por suspeita ou confirmação de influenza devem ser tratados com oseltamivir e zanamivir.
    Aqui no Brasil fazemos mais para pacientes que tem risco de complicação, mas nos EUA fica disponível para quiser tomar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela... Valeu pelas dicas!
    Muito legal seu Blog!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Vou querer sempre um antiretroviral agora!! rss

    ResponderExcluir