É muito comum as confusões sobre gripe, resfriado e até mesmo a rinite alérgica. Como no post passado falei sobre alguns mitos sobre este assunto, algumas dúvidas ficaram e resolvi postar para todos alguns esclarecimentos.
RESFRIADO
O resfriado é causado principalmente pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.
GRIPE
A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa 10 dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica. O uso de antivirais se faz nos casos de pacientes de risco.
RINITE ALÉRGICA
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia.
Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições. Para o tratamento deste tipo de alergia, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso com corticóde na forma de spray nasal antihistamínicos podem ser necessários.
Lembrando que a higiene nasal é imprecindível.
A otorrinolaringologia é uma especialidade clínica e cirúrgica que busca através do que existe de mais moderno aperfeiçoar a saúde auditiva, desde a infância até a idade adulta, através de medicamentos e até mesmo o implante coclear. Procura ajudá-lo a respirar melhor e ter uma ótima saúde vocal. Além do tratamento estético facial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bacana. O q vemos mais comumente é o resfriado que é rápido e passageiro. Muitos médicos tratam com ATB oral quando o paciente refere dor de garganta mesmo na ausência de secreção purulenta ou enantema de mucosas. Qual sua opnião sobre isso?
ResponderExcluirPosta pra gente sobre técnicas de rinoplastia, existe algo de novo?
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog filhota!! Continue postando coisas interessantes para nós!!! Que tal fazer um livro com todos os posts no futuro!? bj
ResponderExcluirlegal mãezinha, podemospensar isso pra o futuro. bjs e saudades!!
ResponderExcluirPode deixar Éryka , postaremos sobre rinoplastia, como o assunto é extenso procurareia resumi´lo da melhor forma possível, bjs
ResponderExcluirOi Angela, me dê algumas dicas sobre o que fazer nesse clima quente e seco aqui de Cuiabá p/ amenizar o sofrimento das crianças.
ResponderExcluirParabéns pelo blog,
Beijos !!!!
Lú devemos beber muita água!! Peça para as crianças beberem água mesmo antes de sentirem sede, pois a sede já é o primeiro sinal de desidratação. Eu recomendo a todos meus pacientes andarem com uma garrafa de água o dia inteiro. Se nas escolas tivessemos vaporizador seria ótimo , mas não sei se essa é a sua realidade. Evitar exercícios físicos intensos são primordiais.
ResponderExcluirUm beijo e até mais. ;))
Olá Dra Ângela,
ResponderExcluirSou sócio da Inovacare, empresa que acaba de lançar o NARIN, um lavador nasal que pode funcionar como uma importante ferramenta de apoio nos tratamentos de rinite, sinusite e outros problemas nasais.
Caso a Sra. se interesse em conhecer nosso produto, acesse o www.narin.com.br. Lá temos todas as informações sobre o produto, inclusive uma área dedicada à pesquisas médicas produzidas acerca dos benefícios da lavagem nasal.
Também podemos lhe enviar uma amostra, se desejar conhecer o produto.
Nosso e-mail para contato é o narin@narin.com.br
Muito obrigado.
Thiago Velloso