segunda-feira, 1 de agosto de 2011

OUVIDO BIÔNICO "IMPLANTE COCLEAR"

O que é o ouvido biônico ?

Essa pergunta muitos pacientes tem feito ao procurar ajuda relacionada a perda auditiva. Hoje existem mais de 100.000 pacientes implantados em todo o mundo.

Por isso postarei aqui as perguntas e respostas mais frequentes. Minha experiência quando fui residente e fellow  na UNICAMP mostrou a alegria de muitos pacientes ao voltar ao ouvir, pessoas que tinham perdido a esperança de ter sua audição de volta. Também pude presenciar dezenas de crianças qua nasceram sem audição nenhuma e ao serem submetidas a cirurgia começaram a falar as primeiras palavras entre 6 m a 1 ano de pós operatório.
Cada paciente tem sua evolução muito particular. E a experiência de participar com cada uma delas é insubstituível.
Então vamos lá.


A- O que é o Implante Coclear?


O implante coclear consiste em um aparelho auditivo que difere dos outros por ser introduzido cirurgicamente no paciente e com particularidades em sua tecnologia.
Veja a figura abaixo.




1- Antena e Processador de som externo  : Capta o som externo e converte em sinal digital ;
2- Componente interno: Capta o som digital e envia aos eletrodos;
3- Eletrodos: Sítuado dentro da cóclea transforma o sinal digital em sinal elétrico para o nervo auditvo;
4: Nervo Auditivo: Os eletrodos estimulam o nervo auditvo diretamente, sem utilizar as células ciliares danificadas, então o cérebro percebe os sinais do som.

B- Quem pode receber este tipo de aparelho?

Qualquer pessoa que tenha perda auditiva de severa a profunda e não obteve benefícios com o uso do aparelho convencional. Os resultados são diferentes de acordo com o tipo de perda auditiva e o tempo em que permaneceu com a perda.
Os pacientes que mais se beneficiam são aqueles que já se comunicavam oralmente, ouviam e perderam a audição, exemplo como complicações pós meningites, otoscleroses avançada, uso de antibióticos ototóxicos, traumas cranianos entre outros.
As crianças que nasceram  com surdez e são implantadas até 4-5 anos também tem excelentes resultados.
Adultos que nunca falaram e nunca ouviram tem resultados mais limitados,  como eu disse, a evolução é muito particular e envolve muitos fatores.

C- Qual é o profissional que pode fazer esta cirurgia?

O otorrinolaringologista que esteja capacitado, tenha observado e participado desta cirurgia. Porém a equipe não se limita ao médico. São imprecindíveis a reabilitação fonoaudiológica, acompanhamento psicológico, da assistente social e outros de acordo com cada caso. 

D- O SUS realiza este tipo de cirurgia?

Sim. Porém deve-se preencher alguns critérios como ter perda auditiva bilateral de severa a profunda, adultos que ouviam e  perderam a audição e crianças até 6 anos que nasceram com a perda auditiva, casos de pacientes que nunca ouviram mas tem comunicação oral também podem ser implantados, estes critérios são semelhantes para pacientes de convênios, outros casos podem ser realizados pelo sistema particular.


Para a cirurgia ser realizada deve-se ter em mente que muitos outros exames serão feitos como tomografia computadorizada , ressonância magnética e uma bateria de testes fonoaudiológicos. Os pais ou cuidadores são imprecíndíveis porque sem o apoio familiar e esforço conjunto todo o processo cirúrgico pode ser em vão.

E- A recuperação é muito difícil?

Não. Ao sair da cirurgia o paciente fica com uma faixa em volto da orelha, que é retirada no dia seguinte, quando já recebe a alta. O retorno é feito em uma semana para retirada de pontos, em alguns pacientes os pontos são internos e não há necessidade de retirá-los. Após um mês é feita a ativação do aparelho e inicia-se o processo de reabilitação. O paciente deve se acostumar com os sons e começar a identificá-los.

F- O som que o paciente implantado ouve é igual ao normal?

Não. Muitos pacientes relatam que o som é diferente mas com os aparelhos mais modernos essa diferença está ficando cada vez menor.

Este vídeo foi realizado no centro cirúrgico da UNICAMP pela equipe do Caco Barcelos "Profissão Repórter" e acabou sendo mostrado pelo Mais Você. Ajuda a entender melhor o implante coclear.




Queridos amigos e pacientes um grande abraço e qualquer dúvida é só entrar em contato, bjs!!



Um abraço especial aos professores da Unicamp que nos ensinaram a arte da cirugia otológica, em especial nosso querido dr Paulo Porto. 




2 comentários:

  1. Oi maninha, o importante é divulgar o máximo possível todos os recursos disponíveis sobre a reabilitação auditiva para o máximo de pacientes serem beneficiados.
    Bjs

    ResponderExcluir