Queridos amigos hoje falaremos de mau hálito!
Como é frequente essa queixa nos consultórios.
Percebo muitos pacientes perdidos com relação a que profissional procurar, na verdade esse é um problema que pode ter uma causa ou muitas causas , para te ajudar o otorrinolaringologista é o profissional mais adequado para identificar a real causa do problema e te ajudar neste terrível assunto. Caso seja multifatorial indicaremos a melhor solução.
A halitose pode ser objetiva ( quando outros também percebem o mau cheiro) ou subjetiva quando somente você percebe o cheiro ruim.
Então vamos lá, o que causa o mau hálito ? Existem mais de 60 causas para a halitose, 90% de causa oral e amigdaliana e 10 % extra -oral, abaixo as principais:
1- Vamos iniciar pela boca , doenças periodentais, cáries, estado de conservação ruim dos dentes;
2- Ainda na boca, limpeza inadequada da língua, chamado de saburra ( quando ficamos muito tempo sem escovar os dentes e sem nos alimentarmos cria-se uma camada esbranquiçada sobre a língua);
3- Muito comum: Presença de cáseos nas amígdalas ( acúmulo de restos alimentares e descamação da própria mucosa nas criptas amigdalianas); amigdalites;
Os cáseos e a saburra lingual são formados por restos protéicos, alimentares e salivares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias. Estas bactérias se alimentam das proteínas presentes nestes restos protéicos e células descamadas, sendo estas últimas, microscópicos pedacinhos de “carne crua”. Nesse processo de degradação destas células e dos restos protéicos ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos sulfurados voláteis - CSVs – principais gases responsáveis pelo mau hálito, que causam a alteração no odor do hálito.
4-Tumores ou feridas em cavidade oral;
5- Ufa! saindo da boca vamos para região nasal: rinossinusites (acumulo de secreção muco purulenta em seios da face), ferimentos , tumores em cavidade nasal;
6- Refluxo laringo faríngeo, ocorre quando o alimento retorna do estomago para a garganta (laringe) , além de halitose pode provocar dor retroesternal, sensação de bola na garganta e pigarro.
7- Jejum prolongado. (Evite ficar mais de 3h sem ingerir alimento algum ) tome muita água.
8- E é claro não vamos nos esquecer dos alimentos que provocam odores característicos como alho, piqui e outros.
E o tratamento? Está diretamente relacionado a causa. Procure seu otorrinolaringologista de confiança , ele poderá ajudá-lo a identificar esse problema e apontar para uma solução.
Um abraço,
Dra Ângela Rúbia