segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mau Hálito (Halitose)



Queridos amigos hoje falaremos de mau hálito!
Como é frequente essa queixa nos consultórios.

Percebo muitos pacientes perdidos com relação a que profissional procurar, na verdade esse é um problema  que pode ter uma causa ou muitas causas , para te ajudar o otorrinolaringologista é o profissional mais adequado para identificar a real causa do problema e te ajudar neste terrível assunto. Caso seja multifatorial indicaremos a melhor solução.

A halitose pode ser objetiva ( quando outros também percebem o mau cheiro) ou subjetiva quando somente você percebe o cheiro ruim. 

Então vamos lá, o que causa o mau hálito ? Existem mais de 60 causas para a halitose, 90% de causa oral e amigdaliana e 10 % extra -oral, abaixo as principais:

1- Vamos iniciar pela boca , doenças periodentais, cáries, estado de conservação ruim dos dentes;

2- Ainda na boca, limpeza inadequada da língua, chamado de saburra ( quando ficamos muito tempo sem escovar os dentes e sem nos alimentarmos cria-se uma camada esbranquiçada sobre a língua);


3- Muito comum: Presença de cáseos nas amígdalas ( acúmulo de restos alimentares e descamação da própria mucosa nas criptas amigdalianas); amigdalites; 

Os cáseos e a saburra lingual são formados por restos protéicos, alimentares e salivares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias. Estas bactérias se alimentam das proteínas presentes nestes restos protéicos e células descamadas, sendo estas últimas, microscópicos pedacinhos de “carne crua”. Nesse processo de degradação destas células e dos restos protéicos ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos sulfurados voláteis - CSVs – principais gases responsáveis pelo mau hálito, que causam a alteração no odor do hálito.



4-Tumores ou feridas em cavidade oral;

5- Ufa! saindo da boca vamos para região nasal: rinossinusites (acumulo de secreção muco purulenta em seios da face), ferimentos , tumores em cavidade nasal;


6- Refluxo laringo faríngeo, ocorre quando o alimento retorna do estomago para a garganta (laringe) , além de halitose pode provocar dor retroesternal, sensação de bola na garganta e pigarro.

7- Jejum prolongado. (Evite ficar mais de 3h sem ingerir alimento algum ) tome muita água. 

8- E é claro não vamos nos esquecer dos alimentos que provocam odores característicos como alho, piqui e outros.

E o tratamento? Está diretamente relacionado a causa.  Procure seu otorrinolaringologista de confiança , ele poderá ajudá-lo a identificar esse problema e apontar para uma solução. 




Um abraço,
Dra Ângela Rúbia

5 comentários:

  1. Olá, Doutora. Boa noite! Eu descobri que tenho refluxo. Estou há um ano tomando lansoprazol. Sinto um gosto horrível na boca ao acordar, o gosto dos alimentos ficam na minha boca,além de dificuldade de respirar, principalmente pela noite. Vendo sofrendo com mau hálito, tudo que como me causa esse odor, gerando saburra lingual, mesmo escovando os dentes de forma adequada.Esse mau cheiro tem cura? É muito desconfortável conviver com isso. Obrigada desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a), compre cápsulas de Zedoária e tente não ir deitar com o estômago cheio. Veja se não possui cáseos amigdalianos.

      Excluir
  2. Seu blog esta cada vez mais lindo e informativo!!Continue escrevendo!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Doutora sou o Rodrigo estou sofrendo com isso alguns dias e minha esposa tem me falado a respeito mesmo de ter feiro a higiene bucal corretamente raspado a língua e tudo gostaria de uma consulta tem aparelho que consta o motivo do mau halito

    ResponderExcluir
  4. Prezada Dra. Ângela

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849.
    Também elaboro textos para postar em redes sociais.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve.

    ResponderExcluir