domingo, 24 de julho de 2011

TESTE DA ORELHINHA

Todos sabemos a importância de diagnosticar cada vez mais precocemente as perdas auditivas, pois quanto mais cedo atuarmos maiores as chances de melhora auditiva.

Ainda dentro do útero, a audição do ser humano já se encontra em atividade.
A partir da vigésima semana de vida intra-uterina, o feto tem uma capacidade auditiva igual a qualquer criança ou adulto normal. O feto se familiariza com alguns sons ambientais e, principalmente, com a voz da mãe, o que lhe servirá de referência e segurança após o nascimento (GOERINGER, 1998; BELLMANS, 1997)

O ouvido externo, médio e interno estão essencialmente desenvolvidos ao nascimento.

Abaixo fisiologia da audição:




O nervo auditivo e as vias auditivas periféricas e centrais apresentam um período crítico de desenvolvimento do nascimento até os dois anos (GROSE, 1998). Nesse período, pode haver um grande número de fatores que interferirão no desenvolvimento das vias auditivas.

 Indicadores de risco para a surdez segundo o Join Committee on Infant Hearing (1994):

• história familiar de deficiência auditiva congênita;
• infecções congênitas: sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes;
• anomalias crânio-faciais, incluindo as alterações morfológicas de pavilhão auricular e conduto auditivo enxterno;
• peso ao nascimento menos que 1500g;
• hiperbilirrubinemia a nível de exsanguíneo transfusão;
• medicação ototóxica, incluindo mas não limitando-se aos aminoglicosídeos, utilizada ou não em associação aos diuréticos;
• meningite bacteriana;
• boletim Apgar de 0-4 no 1º minuto ou 0-6 no 5º minuto;
• ventilação mecânica por período maior que cinco dias;
• síndromes associadas à deficiência auditiva condutiva ou neurossensorial.

A audição é fundamental para a aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem. Estudos comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção inicada até os seis meses de idade garantem à criança o desenvolvimento social, comparável ao de crianças ouvintes da mesma faixa etária.

Seguindo as orientações internacionais, sugere-se que a triagem auditiva neonatal seja realizada com métodos objetivos de avaliação para garantir a eficácia do programa. Para isso, aconselha-se a utilização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) ou da Audiometria de Tronco Cerebral.

 Essa atividade biomecânica de contração da célula ciliada externa produz som. E, foi no início dos anos oitenta que um pesquisador inglês, David Kemp, demonstrou que a cóclea emite ondas sonoras em direção ao ouvido externo quando estimulada por alguma fonte sonora. Essas emissões sonoras podem ser captadas por um microfone acoplado a uma sonda e colocado no conduto auditivo externo. As emissões avaliam a integridade coclear.

Cientificamente conhecido como Emissão Otoacústica e, popularmente chamado de "Teste da Orelhinha", em comparação ao famoso "Teste do Pezinho", é o mais recente método para a avaliação auditiva em recém-nascidos.

   As EOA mais utilizadas são:

1. EOA Evocadas Transientes: são aquelas que ocorrem após estímulo do ouvido utilizando-se um ruído do tipo clique.
2. EOA Produto de Distorção: avalia-se a função coclear analisando-se separadamente cada área da cóclea, uma vez que se sabe que cada região da cóclea é responsável por captar um tipo de freqüência sonora, propriedade denominada de tonotopia.

   O exame é objetivo, rápido, não dói, não há necessidade de uso de sedativos e não apresenta contra-indicações. Uma sonda é colocada no ouvido do bebê e o equipamento emite ondas sonoras que são detectadas pelo microfone da sonda. O processador separa as emissões cocleares dos ruídos (respiração, batimento cardíaco). O resultado é emitido na mesma hora.

   Aplicações clínicas principais:

1. Triagens auditivas neonatais e escolares;
2. Monitoramento auditivo em pacientes que fazem uso de medicação ototóxicas (aminoglicosídeos, vancomicina, furosemida, etc);
3. Diagnóstico diferencial de patologias auditivas;
4. Avaliação auditiva de deficientes mentais e pacientes com respostas inconsistentes à avaliação convencional.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Saúde de um BOM SONO

Tenho observado a procura crescente em meu consultório de pacientes a respeito do ronco e apnéia. A SAOS (Sindrome da Apnéia Obstrutiva do Sono) é uma doença que aflige milhares de pessoas levando a agravar sua saúde física, mental e social. Já cheguei até ouvi histórias de pacientes que se separaram do cônjuge porque não suportavam o ronco.
 Este distúrbio faz com que a pessoa muito mais do que atrapalhar o companheiro de quarto,  tenha sua saúde prejudicada, pois nos momentos em que ocorre a parada respiratória o nível de oxigênio cai no sangue levando a um stress para todo o corpo como aumento da pressão sanguínea, cansaço físico, má disposição durante o dia, problemas de atenção e memória. Além do maior número de acidentes.

O tratamento é multidisciplinar e exige muita participação do paciente. Pois requer além da orientação médica, mudanças de comportamento como alimentação noturna leve, redução do peso, ambiente para dormir calmo sem barulhos ou agitos. Alguns pacientes de beneficiam de cirurgias ou até mesmo o uso do de aparelhos que fornecem oxigênio durante a noite. O tratamento lembrando é individualizado.


Aqui vai um vídeo muito interessante que poderá ajudá-lo a entender melhor porque ocorrem o ronco e a apnéia durante o sono. Ele dura cerca de 10 minnutos e está em inglês, mas para aqueles que não são experts na lingua inglesa as imagens também são muito interessantes.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Não confunda GRIPE com REFRIADO com RINITE ALÉRGICA

É muito comum as confusões sobre gripe, resfriado e até mesmo a rinite alérgica. Como no post passado falei sobre alguns mitos sobre este assunto, algumas dúvidas ficaram e resolvi postar para todos alguns esclarecimentos.

RESFRIADO

O resfriado é causado principalmente pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

GRIPE

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa 10 dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica. O uso de antivirais se faz nos casos de pacientes de risco.

RINITE ALÉRGICA

A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia.
Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições. Para o tratamento deste tipo de alergia, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso com corticóde na forma de spray nasal  antihistamínicos  podem ser necessários.
Lembrando que a higiene nasal é imprecindível.

domingo, 17 de julho de 2011

10 mitos comuns sobre resfriado e a gripe

Vejam algumas dicas úteis sobre o resfriado comum e a gripe. Este artigo mostra  o que os especialistas dizem sobre o assunto. Matéria publicada na ABC News - New York/EUA.

1. Fato ou mito? Se você receber a vacina contra a gripe muito cedo no ano, sua proteção vai acabar  antes de terminar de temporada de gripe.
Resposta: mito

A vacina da gripe - uma vez estocado e reservado para as pessoas mais vulneráveis - agora é prontamente disponível e recomendado para todos, por isso que alguns médicos recebem suas remessas tão cedo como agosto (antes do inverno nos EUA).
"Agora ouvi, nesta temporada, várias vezes, que você deve esperar até Novembro (inicio do inverno nos EUA) porque sua proteção pode não durar até fevereiro," quando você está estatisticamente mais provável obter a gripe, disse o Dr. William Schaffner, Presidente do departamento de medicina preventiva de Vanderbilt Medical School. Mas a vacina dura pelo menos um ano, disse ele.
Schaffner disse que ouviu isso mais expressamente entre os pacientes mais velhos. "Você pode obter vacinados agora, e sua proteção persistirá," ele disse. A proteção dura 1 ano.

2- Fato ou mito? Você pode pegar a gripe de uma vacina contra a gripe.
Resposta: mito
"Esse é o maior mito, realmente enorme. E inibe muitas pessoas a obterem sua proteção antigripal ,"disse Schaffner.

A idéia nasce a partir do equívoco popular que a vacina contra a gripe é uma forma enfraquecida do vírus da gripe. A vacina da gripe contém componentes do vírus da gripe, mas não uma forma completa do vírus.
A razão porque muitos podem acreditar que a vacina pode causar a gripe, disse Schaffner, é que as pessoas tendem a receber a vacina contra a gripe em Outubro ou Novembro (ínicio do inverno Americano) e, em seguida, pegam o  resfriado de outra pessoa. Uma vez que os vírus que causam resfriado são contagiosos 24 horas antes que os sintomas apareçam, alguém que tenha recebido a vacina e, em seguida, pegou um resfriado pode acreditar que ele ou ela tem a gripe e não conseguem pensar em outra fonte porque a pessoa a quem eles tiveram contato não aparece estar doente. Claro, nos últimos anos, uma outra forma da vacina da gripe - um spray nasal, conhecido como FluMist - também se tornou popular.

O spray nasal, Schaffner, explica, é um "vírus domesticado". Neste caso, foi projetada para multiplicar no nariz, mas que não pode sobreviver no resto do corpo, porque o resto do corpo é um grau ou dois mais quentes do que o nariz e o vírus é incapaz de multiplicar a essa temperatura mais elevada. "É um milagre da ciência moderna", disse ele. No entanto, a forma de spray nasal da vacina contra a gripe pode deixar alguém sintomático para um dia com um corrimento nasal e uma dor de garganta. "Que é um pequeno preço a pagar, na minha opinião," disse Schaffner.

3- Fato ou mito? Estresse aumenta suas chances de pegar um resfriado ou gripe.
Resposta: indeterminada.
"Esta é uma pergunta muito boa e uma pergunta para o qual  não sabemos todas as respostas," disse Dra Erica Brownfield, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory.
Mas enquanto a medicina pode não ser capaz de dizer-nos se estresse aumenta o risco de pegar um resfriado ou gripe,o estresse pode fazer qualquer uma dessas condições pior uma vez que você as tenha.

"O que nós sabemos é que as pessoas que estão sob estresse crônico são provavelmente mais susceptíveis de desenvolver complicações de uma gripe ou resfriado," disse Brownfield. Enquanto pessoas precisam relaxar porque estão doentes, a ansiedade crônica pode aumentar o risco de infecções. "Para aqueles indivíduos que têm estresse agudo na sua vida, eles não deveriam estar preocupados em desenvolver mais gripes e resfriados sob circunstâncias típicas," disse Brownfield.
4- Fato ou mito? Ficar com roupa molhada, sair no frio com o cabelo molhado ou simplesmente sair no frio podem aumentar suas chances de pegar um resfriado.

Resposta: mito
"Não, sair no frio ou ficar no frio com a roupa molhada não aumentam sua chance de ter um resfriado ou gripe," disse Dr. Jon Abramson, Presidente do departamento de Pediatria no Wake Forest University Batista Medical Center. "Este é um dos mitos que existem tanto sobre o resfriado comum ou a gripe, e claramente vários estudos não comprovam este fato".

Uma vez que este o mito persiste, o provável motivo por trás dele é o aumento de casos quando a temperatura cai nos Estados Unidos. "É verdade, no entanto, [que] o vírus da gripe circula principalmente no Outono e o Inverno, e que portanto, você vê gripe muito mais durante esse tempo do que o resto do ano em países de clima temperado, como os Estados Unidos," disse Abramson. Enquanto os vírus são mais comuns durante estas épocas do ano, o consenso entre os médicos parece ser que isto é causado pelo povo ficar dentro de casa para evitar o frio - não do frio propriamente dito.
5. Fato ou mito? Voando em um avião vai aumentar o risco de pegar um resfriado ou gripe.

Resposta: fato

Estar em um avião pode aumentar seu risco de gripe, mas não está claro se o motivo é por estar em temperaturas mais baixas ou por estar em um ambiente fechado com várias pessoas.. "Eu acho que a qualquer momento em  que você está em um grupo maior de pessoas, o risco de você  pegar um resfriado ou  gripe é maior. Temos tendência para pegar estas doenças de outras pessoas. E então quando você está no meio da multidão, a probabilidade de que você vai entrar em contato com alguém que está infectado naturalmente sobe,"disse o Dr. Ronald Turner, pediatra da Universidade de Virginia School of Medicine.
O maior risco de resfriado pode não ser de estranhos no meio da multidão, mas de pequenos perto de você. "Os tipos de interações que são associados com resfriados mais tipicamente são os tipos de interação que temos com as crianças, onde a interação é mais direta e talvez menos protegida. E essas situações são as situações em que é mais provável pegar um resfriado", disse Turner.


6-Fato ou mito? Echinacea ou zinco pode ajudar a evitar ou encurtar a duração de um resfriado.

Resposta: Provavelmente um mito

Zinco e echinacea tiveram uma série de estudos realizados sobre eles, e não se demonstrou conclusivamente ajudar na batalha contra os resfriados.
"Há uma série de estudos que têm sido feito olhando para o efeito do zinco, principalmente sobre a gravidade da doença e a duração da doença,", disse Turner.
"Eu acho que é um pouco difícil saber exatamente qual é a resposta final para o zinco agora, embora, na minha opinião, eu suspeito que ele não tem  impacto sobre o resfriado comum", disse ele.
7-Fato ou mito? Colocando roupas ou cobrindo-se em cobertores extra pode ajudá-lo a "suar" um resfriado.
Resposta: mito

A frustração com uma doença que não se pode curar pode levar a essas tentativas, explicou o Dra. Lisa Bernstein, professora assistente da Universidade de Medicina de Emory.

"Infelizmente nós não tivemos meios inteligentes o suficiente na medicina moderna para curar o resfriado comum, assim  muitas pessoas estão à procura de sua própria maneira de fazê-lo. Um desses é possivelmente cobrir-se com cobertores e tentar suar o resfriado."
8-Fato ou mito? "Alimente-se na gripe e mate a febre" 
Resposta: mito

Independentemente de qual versão você já ouviu falar, você não vai ouvir de seu médico."Que é um conto antigo de esposas para dizer que deve-se alimentar  na gripe e mata a febre,"disse Bernstein.
Forçar-se comer não é adequado, disse ela.
"Muitas vezes quando temos um resfriado ou gripe, perdemos nosso apetite, e que é muito, muito comum. Não é importante forçar-se  a alimentar. " Em vez disso, você deve se concentrar em beber bastante. "É muito importante manter-se hidratado quando você tem infecção respiratória  ou um resfriado e especialmente a gripe, também, porque quando você sua muito você vai perder muito líquido," disse Bernstein.
9-Fato ou mito? Sopa de galinha, líquidos quentes ou mel podem ajudá-lo a se sentir melhor quanto mais cedo se você tem um resfriado.
Resposta: fato

"Você pode ter ouvido de sua mãe ou sua avó dizer que a sopa de galinha é a cura para o resfriado comum," disse Bernstein. Enquanto esta dica vai, pelo menos, que o médico do século XII Maimonides (que alguns historiadores acreditam que ouviu da mãe), é agora sólida a evidência médica por trás de um remédio que foi apenas uma vez considerada como meramente um conforto alimentar.

"Mesmo Maimônides, anos e anos atrás, disseram que a sopa de galinha é uma grande medicação como alimento. Mas coisas como a sopa de galinha, até recentemente, foram pensadas em ajudar apenas por ser um líquido quente que iria acalmar as passagens nasais, melhorar a secreção mucosa  fazer  você se sentir melhor por comer algo quente,"disse Bernstein.

Em 2000, pesquisadores da Universidade de Nebraska mostraram que este velho remédio tinha benefícios mais amplos. "Um estudo mostrou que ele realmente tem um efeito anti-inflamatório, mobilizando os neutrófilos ou células inflamatórias e torná-los a trabalhar um pouco melhor - e também mantendo o muco no nariz movendo-se para que o vírus, que se senta no nariz, seja expelido mais facilmente, talvez, potencialmente, ter melhora mais rápida," explicou Bernstein.

A prova não é tão clara em outras soluções de origem alimentar, no entanto. "Coisas como chá quente ou mel ou outros alimentos, no entanto, não se revelaram ajudar . Embora eles possam fazer você se sentir melhor e ter seu efeito calmante,"disse Bernstein.

"Portanto, é importante manter se hidratado e se você gosta de galinha sopa, vá em frente."
Comer pode ajudar, mas não quando ele é forçado. "É importante beber muitos líquidos e tentar comer tanto quanto possível e manter a boa nutrição quando você está doente. No entanto, não é absolutamente importante manter-se com  fome ou a comer demais para tratar qualquer uma destas condições,"disse Bernstein.

10-Fato ou mito? Não há nenhuma maneira de reduzir a duração de um resfriado ou gripe.

Resposta: mito
"Se você pegar gripe e tomar um antiviral  nas primeiras horas da doença pode realmente diminuir a duração da doença," disse Schaffner.
Mas a chave para cortar a gripe é  agir imediatamente. "Você deve procurar o médico nas primeiras 48 horas", disse ele.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Síndrome da Lágrima de Crocodilo

Síndrome das lágrimas de crocodilo ou síndrome de Bogorad ( reflexo gustolacrimal ), é uma síndrome que ocorre como complicação após uma paralisia facial. Ocorre devido uma regeneração anômala das fibras nervosas do nervo facial para as glandulas lacrimais. A incidência desta complicação é rara e varia nas literaturas em 6 a 3 % nos casos de paralisia facial crônica.
Nesta rara complicação, os pacientes lacrimejam unilateralmente enquanto estão mastigando ou consumindo bebidas.
Ao atender paciente com esta patologia fui  procurar os tratamentos mais usados. Incluem neste tratamento a cirurgia de ablação do nervo vidiano e recentemente observado o uso de  toxina botulínica.

Em um artigo do LARINGOSCOPE (maio 2008) mostra a eficácia e segurança deste tratamento na Otorrinolaringologia em um total de 261 pacientes para as mais diversas indicações como sialorréia , blefaroespasmo, disfonia espasmódica entre outros.  A aplicação transconjutival através da pálpebra na glândula lacrimal foi de 17,5 MU do Dyspot por um grupo e de 2,5 a 5 MU de Botox por glândula por outro grupo estudado. Houveram 25% de ptose como complicações ao uso da toxina. Acredito que o uso em baixas doses possa diminuir esse risco.

Você ouve bem?

A perda auditiva pode ocorrer em em todas as fases da vida, inclusive intra útero. Devemos estar atentos a essas alterações porque em alguns casos ela pode iniciar- se discretamente trazendo prejuízos para a saúde. Quando bebê, a perda auditiva pode trazer dificuldades para a criança na aquisição da fala e défict de atenção na escola. Quando adulto percebe-se a dificuldade de ouvir televisão, ir a cinema, igrejas, necessidade de ouvir tudo mais alta incomodando a família , levando a pessoa a procurar o isolamento social. O tratamento é individualizado e varia desde uso de medicamentos até próteses auditivas. O diagnóstico precoce é importante para minimizar ou até mesmo corrigir os danos. Uma consulta médica detalhada e exames audiométricos são imprecindíveis.

Síndrome da Ardência Bucal

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é caracterizada pelos sintomas que o próprio nome da síndrome sugere, a boca arde, alguns pacientes relatam sensação constante de ter comido pimenta, podendo ocorrer  somente na lingua, mucosas jugais ou mesmo em todo interior da boca sem que haja um dano físico. A maioria dos pacientes são mulheres após os 50 anos mas pode ocorrer em homens também. Existem diversos fatores locais que podem agravar o quadro como fumo, álcool, refluxo gastroesfágico, próteses dentárias mal adaptadas. Deve-se descartar também  possíveis infecções fungicas como as do gênero da Cândida. Medicamentos de uso crônico também tem sido apontados como captopril e alguns  antidepressivos. Algumas doenças causam sensação de ardência bucal como Sindrome de Sjogren, anemias, deficiências hormonais e radioterapia.
Quando identificamos uma destas causas o tratamento é mais fácil, porém em algumas situações isso não é possível e a Síndrome da Ardência Bucal comporta-se como uma neuropatia periférica. Tratando este distúrbio como uma neuropatia, após descartar todos os outros fatores, obtive sucesso com o uso da Carbamazepina pequenas doses ( 200 mg /d) por 3 meses, com melhora total dos sintomas.
A SAB é um desafio para todos. Por isso devemos compartilhar nossas experiências e acrescentar o rol de tratamentos possiveis